Mesa Diretora apresenta medidas implantadas na Câmara de Itajaí no primeiro semestre de 2017

Documento com 32 tópicos foi apresentado durante a 41ª sessão ordinária.

#PraCegoVer a imagem mostra a fachada do prédio do Legislativo Municipal. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraCegoVer a imagem mostra a fachada do prédio do Legislativo Municipal. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itajaí apresentou durante a 41ª sessão ordinária, realizada na noite desta terça-feira (4), um documento com 32 ações implantadas no Legislativo Municipal no primeiro semestre deste ano.

Entre as novidades da Câmara de 2017, está a criação da Política Permanente de Gestão Ambiental e da Comissão de Gestão Ambiental, composta por servidores efetivos e com trabalho realizado de forma voluntária.

Também é possível destacar o lançamento do Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos (SEMAPP), realizado sem custos à Câmara, por meio de uma parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Além disso, durante os primeiros meses deste ano, foram realizadas ainda diversas campanhas em prol de diferentes causas – arrecadação de livros para a Biblioteca Contêiner do Complexo Penitenciário Vale do Itajaí; arrecadação de alimentos para as famílias atingidas pelas chuvas no Vale do Itajaí; arrecadação de ração e jornais para o canil municipal e ainda o apoio institucional à campanha “Drogas – Não Dá Mais Para Aceitar”.

Já em relação à acessibilidade, também foram tomadas providências para deixar o trabalho legislativo mais próximo de toda a população. Foi implantada a Política de Acessibilidade, que estabelece os princípios, diretrizes e objetivos, visando garantir os direitos das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida na Câmara de Vereadores de Itajaí. Além disso, foi instaurada uma comissão multidisciplinar para criar e monitorar o plano de ação.

Já na divulgação das ações do Legislativo, foi adotado o uso da hashtag #PraCegoVer, que indica aos deficientes visuais o conteúdo das imagens. A leitura dessas descrições pode ser feita por programas de sintetização de voz.

Para conferir todas as medidas implantadas pela Câmara no primeiro semestre de 2017, faça o download do arquivo no final desta página.

Outras fotos