1ª Sessão Ordinária – Câmara de Itajaí elege membros das comissões técnicas

Eleição aconteceu na primeira sessão da Legislatura 2017-2020.

Foto: Davi Spuldaro/CVI Foto: Davi Spuldaro/CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na noite desta quinta-feira (2) a primeira sessão da Legislatura 2017-2020. No encontro, foram eleitos os membros das 13 comissões técnicas responsáveis pela avaliação da constitucionalidade e mérito dos projetos propostos pelo Legislativo e Executivo. Nos próximos dias, serão escolhidos o presidente, vice e relator de cada comissão entre os seus integrantes. Confira a composição das comissões para os próximos dois anos:

Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final
Fernando Pegorini (PP)
Fabrício Marinho (PPS)

Comissão de Finanças e Orçamento

Comissão de Obras e Serviços Públicos
Tonho da Grade (PP)
Celia Filha do Elói (PSD)

Comissão de Educação e Esporte
Prof. Acácio (PSDB)

Comissão de Saúde e Assistência Social
Edson Lapa (PR)
Otto L. Quintino Jr. (PRB)

Comissão de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente

Comissão de Segurança Pública e Defesa Civil
Rubens Angioletti (PSB)
Fabrício Marinho (PPS)

Comissão de proteção dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude
Fernando Pegorini (PP)
Célia Filha do Elói (PSD)

Comissão de Cultura e Turismo
Eduardo Kimassa (PRP)
Célia Filha do Elói (PSD)
Rubens Angioletti (PSB)

Comissão de Complexos Portuários, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista
Murilo Pereira (PP)
Eduardo Kimassa (PRP)

Comissão de Moradias, Casas e Loteamentos Populares
Marcelo Werner (PCdoB)
Otto L. Quintino Jr. (PRB)

Comissão de Fiscalização

Comissão Antidrogas

Vereador pede mudanças no Regimento Interno da Câmara
O vereador Rubens Angioletti (PSB) apresentou o Requerimento nº 1/2017. O parlamentar solicita à Mesa Diretora da Câmara de Itajaí que apresente um Projeto de Emenda à Lei Orgânica e um Projeto de Resolução, a fim de alterar o Regimento Interno do Legislativo Municipal. Entre as mudanças propostas pelo vereador estão a antecipação da sessão ordinária inaugural da legislatura para o primeiro dia útil após a posse; alteração do horário das sessões das 18h para as 19h e a extinção do prazo de 48 horas para a inscrição para uso da tribuna pelos os cidadãos. Por determinação do presidente, vereador Paulinho Amândio (PDT), o requerimento não foi à votação e foi avocado pela Mesa Diretora. Neste caso, o corpo jurídico do Legislativo analisará o pedido juntamente com os integrantes da Mesa e, posteriormente, tomarão as devidas providências.

Vereador faz questionamentos sobre agentes penitenciários da Canhanduba
O vereador Fabrício Marinho (PPS) é o autor do Requerimento nº 16/2017, aprovado com 19 votos favoráveis. Fabrício pergunta ao governador do Estado de Santa Catarina qual atual contingente de agentes de segurança prisional, efetivos e terceirizados, que atuam no Presídio e a Penitenciária da Canhanduba. O parlamentar também questiona quantos profissionais, entre efetivos e terceirizados, exercem atividade de ordem e vigilância com os detentos. O vereador ainda quer saber se os agentes fizeram curso de capacitação, qual a carga horária desse curso e se os agentes têm acompanhamento psicológico.

Vereador quer novo modelo licitatório para o Transporte Público Coletivo
Com 19 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 7/2017, de autoria do vereador Marcelo Werner (PCdoB). O parlamentar solicita à Mesa Diretora da Câmara de Itajaí a criação de Comissão Especial de Transporte Público, com a finalidade de avaliar, estudar e propor um novo modelo licitatório para o transporte público coletivo, visando melhor atender a comunidade.

Vereador faz perguntas sobre reforma do Casep
Foi aprovado com 19 votos favoráveis o Requerimento nº 9/21017, de autoria do vereador Fernando Pegorini (PP). O parlamentar faz perguntas ao governador do Estado, à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e ao Departamento de Administração Socioeducativo (Dease) sobre a reforma da unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Itajaí.  Entre os questionamentos estão: qual foi o período de reforma da Unidade do Casep Itajaí? Desde quando a referida unidade está oficialmente autorizada pela Secretaria do Estado de Justiça e Cidadania a funcionar após a reforma? A estrutura da unidade de Itajaí do CASEP está preparada para operar com capacidade para quantos internos? Há equipe interprofissional ou multidisciplinar acompanhando o processo de ressocialização dos jovens internos?
Prefeito participou da primeira sessão
Durante a sessão inaugural da 18ª Legislatura, o prefeito Volnei Morastoni usou a tribuna para falar da importância do papel do vereador para o desenvolvimento da cidade. Além disso, Volnei afirmou que vai respeitar a independência entre os poderes Executivo e Legislativo, e por fim, desejou um bom mandato a todos os parlamentares.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Créditos: Felipe da Costa/CVI

Outras fotos