39ª sessão ordinária – Projeto denomina via do Centro de Rua Lauro Coninck

Foi aprovado ainda Projeto que aumenta teto de agentes de atendimento do cidadão

Foto: Davi Spuldaro / CVI Foto: Davi Spuldaro / CVI
Com 17 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em única discussão, o Projeto de Lei Ordinária 70/2016, de autoria do vereador Calinho Mecânico (PP). O projeto denomina de Rua Lauro Coninck, a via localizada no Centro, entre a Rua Manoel Côrrea e a Avenida Vereador Abrahão João Francisco.

Lauro Coninck nasceu em 8 de fevereiro de 1922, filho de Izidoro Coninck e Isabela Coninck, descendentes de imigrantes Belgas. Foi servidor público federal no extinto Serviço de Proteção ao Índio (SPI) entre as décadas de 1950 e 1970. Após a SPI se tornar Fundação Nacional do Índio (Funai), Coninck foi transferido para Itajaí, onde trabalhou no Ministério da Agricultura. Depois da aposentadoria começou a trabalhar como artesão, produzindo peças de madeiras e lemes que enfeitaram muitas embarcações de Itajaí. Faleceu em 13 maio de 2010, aos 88 anos, em Itajaí.

Aprovado projeto que aumenta teto de agentes de atendimento do cidadão
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em única discussão, o Projeto de Lei Complementar 14/2016, de autoria do Executivo Municipal. O projeto aumenta o teto da função gratificada de agente de atendimento do cidadão, que somado com o vencimento de cada nomeado não pode passar de R$ 3.200. O teto anterior era de R$ 2.952.

Além disso, são incluídas ainda à função gratificada atribuições que tem como objetivo simplificar a abertura de empresas de baixa complexidade e auxiliar os contribuintes para abertura do Micro Empreendedor Individual (MEI) na Praça do Cidadão.

O Projeto de Lei Complementar 14/2016 foi aprovado com 16 votos favoráveis e a abstenção do vereador Thiago Morastoni (PT).

Moção

Câmara homenageia Bombeiros pela Operação Veraneio
Durante a 39ª sessão ordinária da Câmara, foi aprovada com 19 votos favoráveis a Moção 8/2016, em homenagem aos guarda-vidas militares e civis da 1ª Cia. do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí. A moção é um reconhecimento pelo trabalho prestado em prol da comunidade na Operação Veraneio 2015/2016.

A homenagem foi proposta pelo vereador Giovani Felix (PT) e entregue ao comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar em Itajaí, tenente-coronel Charles Alexandre Vieira. A operação veraneio 2015/2016 ocorreu de setembro a maio, período em que foram registrados 757 resgates e cerca de 500 mil ações preventivas em todo o estado, sendo 133 resgates e 130 mil ações preventivas somente em Itajaí.

Vereador pede reforço de sinalização nas obras da rodovia Antônio Heil
O Requerimento 229/2016, de autoria do vereador Thiago Morastoni (PMDB), foi aprovado com 17 votos favoráveis. O parlamentar pede ao engenheiro Wanderley Teodoro Agostini, presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), que as empresas vencedores do processo licitatório para duplicação da rodovia Antônio Heil reforcem a sinalização nas obras. O objetivo é evitar acidentes.

Vereador faz questionamentos sobre o Semasa
Foi aprovado com 17 votos favoráveis o Requerimento 227/2016, de autoria do vereador Rafa da Padaria (PR). O parlamentar faz diversos questionamentos ao prefeito sobre o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). Entre as perguntas estão qual o custo anual de implantação e manutenção da rede de esgoto em Itajaí; qual a receita e despesa do Semasa em 2015 e como foi definido o escalonamento das tarifas, entre outros.

Vereador solicita informações sobre possível criação do segundo Conselho Tutelar em Itajaí
O Requerimento 239/2016, de autoria do vereador Calinho Mecânico (PP), foi aprovado com 18 votos favoráveis. O parlamentar pergunta ao prefeito se há previsão de criação do segundo Conselho Tutelar no município. Em caso de resposta negativa, Calinho questiona por qual motivo não será possível a criação e se apenas um Conselho é suficiente para atender a demanda de serviços.
 Presidente do Legislativo anuncia licença e vice assume temporariamente
O Presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti (PSB), anunciou durante a 39ª sessão ordinária que irá se licenciar do cargo, sem remuneração, para tratar de assuntos particulares. O vereador retorna após o término do recesso parlamentar, no início de agosto. Neste período, a vereadora Anna Carolina (PSDB) responderá pela Presidência do Legislativo.

Imagens disponíveis em Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

Outras fotos