História em quadrinhos da Câmara e projeto da Combemi marcam sessão solene dos 156 anos de Itajaí

Evento reuniu autoridades e jovens da Combemi.

Foto: Davi Spuldaro / CVI Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na noite desta terça-feira (14) a sessão solene alusiva ao aniversário de 156 anos de emancipação político-administrativa do município. Participaram do evento os parlamentares municipais, prefeito, vice-prefeita, diretora do foro da comarca de Itajaí, além dos adolescentes do projeto “Jovem Consciente Vota Tranquilamente”. O encontro contou também com apresentações do coral do Legislativo.

Durante a sessão foi lançada a cartilha “Um Passeio Pela Democracia” em formato de história em quadrinhos. O material traz informações sobre os Três Poderes, com foco no Legislativo. O gibi foi produzido pela Secretaria de Comunicação da Câmara, em conjunto com o artista gráfico itajaiense Juliano de Andrade Silva e a agência responsável pela publicidade da Câmara.

A cartilha será distribuída para alunos a partir do Ensino Fundamental, fase em que as escolas iniciam os estudos sobre o sistema político. A delimitação não exclui estudantes de séries mais avançadas, somente visa proporcionar aos mais novos o fácil entendimento dos assuntos abordados.

O presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Pissetti (PSB), destacou a importância da cartilha para o aprendizado dos jovens e parabenizou a equipe envolvida pelo resultado do trabalho. Pissetti falou ainda sobre os desafios enfrentados em Itajaí nos âmbitos político e econômico, além de parabenizar o município pelos 156 anos.

Ainda durante a sessão solene, foram empossados os autores das 24 melhores redações do concurso do projeto “Jovem Consciente Vota Tranquilamente”, desenvolvido pela Comissão do Bem Estar do Menor de Itajaí (Combemi), em parceria com a Câmara. A redação é a parte final do projeto, que contou também com palestras no Legislativo e visitas a outras instituições públicas da cidade, como a Prefeitura e o Fórum. A novidade neste ano é a inclusão do cargo de juiz na disputa, com a finalidade de integrar os alunos também com o Judiciário.

A juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres, diretora do foro da comarca de Itajaí, ressaltou a importância do programa para aproximar os jovens do processo político. “Esse projeto da Combemi traz a oportunidade para que eles vivenciem experiências diferentes. Isso é fundamental no processo democrático para que eles cresçam e tenham consciência do que é ser um representante do povo”.
Imagens disponíveis em Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

Outras fotos