Concurso de redação que vai escolher prefeito, vice-prefeito, juiz e vereadores por um dia é lançado na Câmara

A meta do projeto é promover a conscientização do jovem em relação ao voto.

A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu nesta segunda-feira (2) o lançamento do concurso de redação que faz parte do projeto Jovem Consciente Vota Tranquilamente, realizado pela Comissão do Bem Estar do Menor de Itajaí (Combemi). Com uma sessão no período matutino e outra no vespertino, cerca de 240 alunos da instituição conheceram as regras do concurso que vai apontar prefeito, vice-prefeito, juiz e vereadores por um dia.

Segundo a coordenadora de projetos da Combemi, Bianca Reimão, a meta do projeto é promover a conscientização do jovem em relação ao voto. Para isso, serão realizadas oficinas de cidadania, pesquisas, leituras, título de eleitor para os maiores de 16 anos e visitação dos espaços dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município.

O concurso de redação é a última etapa, na qual os jovens devem responder a pergunta: “O que eu faria se eu fosse eleito prefeito por um dia?” De acordo com Bianca, a primeira etapa será fundamental para responder a essa pergunta, já que no texto os alunos precisarão identificar as melhorias necessárias para a comunidade, o que pode ser feito, e, além disso, o que é de responsabilidade do prefeito fazer.

Ao todo, serão 24 textos selecionados. Os primeiros três colocados serão eleitos prefeito, vice-prefeito e juiz, e os demais, em ordem de classificação, vereadores por um dia. A posse dos vencedores já está marcada para o dia 14 de junho, e irá acontecer na Prefeitura Municipal. Na mesma data, os representantes participarão da Sessão Solene de Aniversário de Itajaí, na Câmara de Vereadores.

Juíza e vereador palestraram para alunos

O lançamento do concurso de redação foi seguido por palestras com representantes dos Poderes municipais. No período da manhã a juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres conversou com os alunos, marcando o início da parceria do Fórum da Comarca de Itajaí com a Combemi, que pela primeira vez terá a participação de um representante do Judiciário. A magistrada falou sobre o sistema que constitui os Três Poderes no Brasil e as diferenças entre o público e o privado. “Aproveitem esta oportunidade, perguntem muito, porque conhecimento é poder. Se vocês tiverem conhecimento, ninguém vai enganar vocês”, concluiu a juíza Sônia.

No período da tarde, o vereador Fernando Pegorini (PP) palestrou para os alunos da Combemi. O parlamentar foi escolhido para representar a instituição por ser o vereador mais jovem em exercício e o presidente da Comissão de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Pegorini contou sobre sua trajetória política, envolvimento com o movimento estudantil, eleição e atuação como vereador. Além disso, falou sobre o papel da Câmara de Vereadores e os processos legislativos.

Após as palestras, os alunos conheceram ainda a estrutura e o funcionamento da Câmara.
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

Outras fotos