[7ª sessão ordinária] Projeto homenageia professora com nome de rua

Foi aprovado em única votação, na noite desta quinta-feira (25), o Projeto de Lei Ordinária 172/2015, que denomina a Rua projetada I, no bairro Espinheiros, como Rua Lídia Souza de Paula. O PLO, de autoria de vereadora Neusa Girardi (PMDB), foi aprovado com os votos favoráveis de todos os presentes.

A homenageada nasceu na cidade de Penha em 14 de junho de 1916. Lídia iniciou suas atividades como professora auxiliar na Escola da Estrada de Itajaí-Brusque em 1941 e se aposentou em 1960, ano em que fundou a Escola de Datilografia Santa Rita de Cássia em Itajaí. No local, além de ensinar datilografia, ainda lecionava sobre a composição de cartas comerciais, correspondências e quadros demonstrativos.

Lídia Souza de Paula faleceu em 4 de junho de 1993, na cidade de Itajaí e deixou dois filhos, duas noras, seis netos e uma bisneta.

Morador de Itajaí será homenageado com denominação de praça
Em única discussão e votação, os vereadores aprovaram com 17 votos favoráveis o Projeto de Lei Ordinária 2/2016, de autoria do Executivo Municipal. O projeto denomina de Praça Manoel Sebastião Tavares, o espaço público localizado no encontro das Ruas Heitor Liberato e Benjamin Franklin Pereira, no bairro São João.

Falecido em 2005, Manoel Sebastião Tavares nasceu em Penha em 1921, mas desde os 15 anos viveu em Itajaí. Trabalhou como prático junto aos navios da antiga Companhia Renaux e foi combatente de Guerra da Marinha Mercante em 1952. Com o fim da Companhia Renaux e aposentado como ex-combatente da Marinha, passou a trabalhar com carros de propaganda, sendo o pioneiro no ramo em toda região. Era proprietário do terreno onde hoje está localizada a praça que levará seu nome.

Vereador pede informações sobre equipamentos de informática nas escolas
O Requerimento 44/2016, de autoria do vereador Professor Acácio (PSDB), foi aprovado com 19 votos favoráveis. O parlamentar pergunta ao Secretário de Educação de Itajaí quais escolas municipais possuem sala de informática. Acácio ainda quer saber quem faz a manutenção dos computadores e se existe previsão para trocar estes equipamentos por outros mais modernos.

Vereador solicita esclarecimentos sobre desapropriações
Foi aprovado com 19 votos favoráveis o Requerimento 52/2016, de autoria do vereador Paulinho Amândio (PDT). O parlamentar pergunta ao prefeito se é possível a execução de obras e novas construções onde seria implantada a Avenida Perimetral Oeste, que ligaria a Avenida Contorno Sul à localidade da Murta. Paulinho justifica que esta é uma dúvida da comunidade em relação aos imóveis inseridos na área do projeto.

Vereador pede providências para coibir roubo de caminhões
O vereador Tonho da Grade (PP) é o autor do Requerimento 36/2016, que foi aprovado com 19 votos favoráveis. O parlamentar pede ao Governador de Santa Catarina, Secretário de Estado da Segurança Pública, Delegado Geral da Polícia Civil e ao Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí, que sejam tomadas medidas para diminuir o número de roubos de caminhões no município. De acordo com Tonho, em pouco mais de um ano já foram registrados 43 roubos de caminhões em Itajaí.

Vereadora solicita melhorias em marginal da BR 101
O Requerimento 48/2016, de autoria da vereadora Dulce Amaral (PSD), foi aprovado com 17 votos favoráveis.  A parlamentar solicita à Autopista Litoral Sul, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Fórum Parlamentar Catarinense, que sejam tomadas medidas para melhorar o fluxo de veículos e a segurança na marginal da BR 101, próximo ao Km 18, sentido norte. De acordo com a parlamentar, neste trecho a via para de duas pistas para apenas uma, o que tem gerado congestionamentos e acidentes. Os vereadores Tonho da Grade (PP) e Rafa da Padaria (PR) subscrevem o requerimento.

Vereador quer informações sobre a falta de vacinas em Itajaí
Foi aprovado com 18 votos favoráveis o Requerimento 49/2016, de autoria do vereador Dedé (PSDB). O parlamentar pede que o secretário municipal de saúde e o prefeito informem quais são as vacinas que estão faltando na Rede Pública e qual a previsão de normalização.

Vereadora solicita esclarecimentos sobre entrega do Plano de Mobilidade Urbana
A vereadora Anna Carolina (PSDB) é a autora do Requerimento 50/2016. A parlamentar solicita à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e às secretarias municipais de Urbanismo, Planejamento, Orçamento e Gestão que informem em que fase se encontra a execução do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Anna Também questiona qual é a previsão para o término dos trabalhos e por quais motivos o Plano ainda não foi entregue. A vereadora ainda quer saber quais foram os valores pagos pelo Município para a confecção do Plano de Mobilidade Urbana. O requerimento foi aprovado com 18 votos favoráveis. O vereador Dedé (PSDB) subscreveu o requerimento.

Imagens para download na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI

Fone: (47) 3344-7122/7123