Resumo da 1ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí

A Câmara de Vereadores de Itajaí retomou as sessões ordinárias na noite desta terça-feira (2). No encontro foram apreciados oito requerimentos e o médico coloproctologista Gustavo Becker Pereira utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí para divulgar informações sobre o câncer do intestino. Confira os destaques:

Vereador quer informações sobre Restaurante Popular
Por meio do requerimento 560/2015, o vereador Osvaldo Mafra (SD) solicita ao prefeito informações sobre o Restaurante Popular. Entre os questionamentos, estão a data em que foi aprovado o convênio com o Governo Federal e quais foram os valores recebidos para o projeto. O parlamentar também pergunta quais os motivos que levaram o Governo Municipal a cancelar o convênio do Restaurante Popular e de que forma foi efetuado o cancelamento. O requerimento foi aprovado com 16 votos favoráveis.

Vereador pede substituição de poste do Espinheiros
De autoria do vereador Tonho da Grade (PP), foi aprovado o requerimento 1/2016, com 18 votos favoráveis. O parlamentar solicita às Centrais Elétricas de Santa Catarinense (Celesc) a substituição do poste de madeira, localizado na Rua José Gottardi, no Espinheiros, por um de concreto.

Vereador pede informações sobre frota de helicópteros da Secretaria de Segurança Pública
Por meio do requerimento 3/2016, aprovado com 18 votos favoráveis, o vereador Calinho Mecânico (PP) questiona o Governo do Estado sobre a frota de helicópteros que presta serviço para a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Entre as perguntas estão quanto são, se são próprios ou alugados, em que regiões do Estado atuam, e em quais municípios do Litoral e Vale do Itajaí os helicópteros Águia 2 e o Polícia Zero Uno permanecem durante a operação veraneio. Por fim, o vereador solicita estudos para a disponibilização por tempo indeterminado de um helicóptero para os trabalhos de resgate, salvamentos e auxílio no combate à criminalidade.

Vereador pede informações sobre placas instaladas em rua do São Vicente
O vereador Professor Acácio (PSDB) teve o requerimento 4/2016 aprovado com 18 votos favoráveis. O parlamentar pede informações à Secretaria Municipal de Segurança do Cidadão sobre as sinalizações de Proibido estacionar da Rua Otávio Cesário Pereira, no bairro São Vicente. Acácio questiona o número total de placas instaladas no lado esquerdo da via, o custo da sinalização e o nome da empresa fornecedora.

Vereadora questiona convênio para aquisição de órteses
A vereadora Anna Carolina (PSDB) é autora do requerimento 6/2016, aprovado com 18 votos favoráveis. A parlamentar pede informação à Prefeitura de Itajaí sobre o convênio firmado com o Estado de Santa Catarina para aquisição de órteses (cadeiras de rodas, muletas, cadeiras de banho etc). Anna pergunta se o Governo do Estado tem cumprido os termos do convênio, qual o valor e a periodicidade da verba repassada. Fazem ainda parte dos questionamentos quais os procedimentos para o munícipe ter acesso ao serviço de cessão de órteses.

Vereador pede providências sobre demarcação de terras
O requerimento 7/2016, de autoria do vereador Paulinho Amândio (PDT), foi aprovado com 18 votos favoráveis. De acordo com o parlamentar, por causa de um equívoco na demarcação de terras no Loteamento Pedro Paulo Rebello, bairro São Vicente, moradores da localidade têm enfrentado transtornos e insegurança jurídica. O vereador pergunta ao prefeito quais as medidas que o Município irá tomar para resolver este problema e se há possibilidade de relocação destas famílias para outro imóvel. Paulinho também quer saber se existe possibilidade de indenizar estas famílias.

Vereadora solicita esclarecimentos sobre aplicação de recursos
A vereadora Dulce Amaral (PSD) é a autora do requerimento 8/2016, que foi aprovado com 18 votos favoráveis. A parlamentar solicita que o prefeito preste esclarecimentos sobre o cumprimento da Lei 6003/2011, que dispõe sobre a aplicação dos recursos da Câmara, não utilizados pelo poder Legislativo Municipal. Dulce faz questionamentos sobre a aplicação dos recursos no ano de 2015, órgãos e instituições contempladas e valores destinados a cada entidade.

Uso da Tribuna

Médico divulga informações sobre câncer de intestino em tribuna da Câmara
O médico coloproctologista Gustavo Becker Pereira utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí para divulgar informações sobre o câncer do intestino. Segundo Pereira, o tumor é frequente, mas tem um dos maiores índices de sucesso no tratamento, cerca de 90% dos casos com diagnósticos precoces são curados. Mesmo com métodos de prevenção de baixo custo, o médico diz que as informações são pouco divulgadas e que busca apoio para realizar uma campanha chamada Maio Verde, com objetivo de alertar a população sobre a prevenção da doença.

Imagens para download na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI

Fone: (47) 3344-7122/7123