Projeto corrige suplementação de recursos para convênios com entidades

Para corrigir uma abertura de crédito adicional suplementar de recursos, realizada equivocadamente pela Lei 6676/2015, o Executivo Municipal apresentou o Projeto de Lei Ordinária 161/2015. O PLO altera a dotação para repasse de recursos por meio de convênios, passando da Secretaria de Segurança do Cidadão para a Secretaria de Desenvolvimento Social.

O objetivo do projeto é dar continuidade aos convênios com entidades como Comunidade Terapêutica Maranata, Centro de Tratamento Alternativo Pró-Vida, Comunidade Terapêutica Nova Vida, Centro de Recuperação Conviver, Centro de Recuperação Vale Ebenezer e Associação Renal Vida.

O PLO foi aprovado, em primeira discussão, com 20 votos favoráveis e deve ser discutido novamente na próxima sessão.

Requerimentos:

Vereadora pede informações sobre concurso sustentabilidade e inovação
A vereadora Dulce Amaral (PSD) é autora do requerimento 448/2015, que solicita ao Executivo Municipal informações sobre o Concurso Sustentabilidade e Inovação – Itajaí Stopover. Entre os questionamentos estão quais escolas da Rede Municipal de Ensino foram premiadas, se os prêmios já foram repassados aos projetos vencedores, e o cronograma de entrega. O requerimento foi aprovado com 19 votos favoráveis.

Vereadora faz questionamentos sobre a Marejada
De autoria da vereadora Anna Carolina, foi aprovado com 18 votos favoráveis o requerimento 450/2015. A parlamentar solicita envio de ofício à Prefeitura e à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) com questionamentos sobre a realização da 29ª Marejada – Aventura pelos Mares do Mundo. O evento será promovido juntamente à regata Transat Jacques Vabre. Entre as perguntas estão quais são as ações realizadas para apoiar o evento e os investimentos em serviço, infraestrutura e entretenimento. A vereadora também pergunta quais são as secretarias municipais envolvidas na realização da Marejada e qual a responsabilidade de cada uma delas.

Vereadora solicita informações sobre aplicação de multas à Coletivo
Foi aprovado com 19 votos favoráveis o requerimento 452/2015, de autoria da vereadora Neusa Girardi (PMDB).  A parlamentar pergunta ao prefeito se já foi solicitada à Procuradoria do Município de Itajaí a elaboração de medidas que tornam possível a aplicação de multa pelo descumprimento do contrato de concessão e pela má qualidade dos serviços prestados por parte da empresa de Transporte Coletivo Itajaí.

Vereadores fazem questionamentos sobre situação de alunos deficientes
O vereador Vanderley Dalmolin (PP) é o autor do requerimento 453/2015, que foi aprovado com 19 votos favoráveis. Dalmolin questiona o prefeito sobre a situação dos alunos com deficência na Rede Municipal de Ensino. Entre as perguntas estão quantos e desde que data os alunos com necessidades especiais estão sem a presença de acompanhamento individual de profissional especializado em sala de aula. O parlamentar também pergunta qual a expectativa e previsão de data de contratação e de disponibilização destes profissionais para suprir as necessidades destes alunos.

Também foi aprovado o requerimento 454/2015, que recebeu 19 votos favoráveis. O proponente, vereador Professor Acácio (PSDB), solicita o envio de ofício ao prefeito com questionamentos sobre a contratação de agentes de educação. Algumas das perguntas são: quando foi realizada a chamada pública para contratação de agentes de educação para acompanhar alunos com deficiência; qual o embasamento legal para realização desta chamada e quem é o responsável por estas contratações.

Ainda sobre o mesmo assunto, foi aprovado o requerimento 447/2015, de autoria do vereador Calinho Mecânico (PP), destinado ao Executivo Municipal. O parlamentar solicita informações sobre a contratação de agentes educacionais para assistência às crianças deficientes em sala de aula. O requerimento foi aprovado com 18 votos favoráveis.

Os três requerimentos com assuntos semelhantes geraram debate entre os parlamentares. Alguns vereadores se comprometeram a entrar em contato com o prefeito para que seja agendada uma reunião entre representantes do Executivo e Legislativo Municipal, para discutir a contratação de agentes de educação e a remuneração destes profissionais para atendimento a crianças que necessitam de atenção especial.

Vereador questiona mudança de prazo para regularização dos parquímetros
Foi aprovado com 19 votos favoráveis o requerimento 456/2015, de autoria do vereador Thiago Morastoni (PT). O parlamentar pergunta ao prefeito por qual motivo se deu a mudança para apenas duas horas para regularizar o estacionamento de veículos, quando o motorista não utilizar o cartão. Ele pergunta também se houve aviso prévio desta mudança e se caso conste no contrato apenas duas horas para regularização, por qual motivo estava sendo descumprido, dando prazo de 24 horas.

Uso da Tribuna
Associação Amor Próprio divulga campanha Outubro Rosa na Câmara
Durante a 62ª sessão ordinária a vice-presidente da Associação do Câncer Amor Próprio, Irinéia Aparecida dos Santos, fez uso da tribuna. Irinéia falou sobre a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo chamar a atenção para a realidade do câncer de mama e a importância do tratamento. “Nossa luta é para que possamos salvar vidas”, enfatizou.
Em apoio à campanha, a Câmara de Vereadores de Itajaí ficará com o prédio iluminado com cor de rosa durante todo o mês de outubro.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

Fone: (47) 3344-7122/7123