[Resumo da 29ª Sessão] Aprovado reajuste salarial dos servidores do Legislativo

Foi aprovado o Projeto de Ordinária 88/2015, de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Itajaí. O PLO faz a revisão anual do salário e do vale alimentação dos servidores do Poder Legislativo Municipal.

Aprovado em única votação, com 18 votos favoráveis, o reajuste segue o índice de variação IPCA/IBGE acumulado no período de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015, equivalente a 8,13%. Além do salário dos servidores, a subvenção dos vereadores também foi reajustada no mesmo valor.

Aprovado pedido de vistas ao Código de Vigilância Sanitária
Foi aprovado o pedido de vistas da vereadora Dulce Amaral (PSD) ao Projeto de Lei Complementar 4/2015, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre o Código de Vigilância Sanitária de Itajaí. O projeto volta a ser discutido na próxima quinta-feira (28).

Vereador pede ação do Procon para evitar abusos nos serviços de telefonia móvel
Do vereador José Ferreira (PP) foi aprovado o requerimento 203/2015 para envio de ofício ao Procon de Itajaí. O parlamentar solicita que o Procon tome providências, inclusive medidas judiciais,  sobre os problemas com serviços prestados pelas companhias de telefonia móvel em Santa Catarina.  Segundo o proponente, a cobertura para ligações e internet é insatisfatória e é preciso evitar o corte do sinal de internet para os consumidores que tem pacotes ilimitados. Ferreira salienta que já existem condenações a alterações semelhantes adotadas pelas companhias em outros estados. O requerimento foi aprovado por todos os vereadores presentes.

Vereador solicita mais defensores públicos
Do vereador Fabrício Marinho (PPS) foi aprovado o requerimento 205/2015, para envio de ofício ao governador de Santa Catarina solicitando estudos para viabilização e contratação de defensoria dativa, ou similar. De acordo com Marinho, o objetivo é suprir a falta de defensores públicos, pois há grande contingente de cidadãos que não conseguem orientação jurídica judicial ou extrajudicial. O requerimento foi aprovado por todos os vereadores presentes.

Requerimento de informações sobre corredor exclusivo de ônibus é rejeitado
Foi rejeitado o requerimento 208/2015, de autoria da vereadora Anna Carolina Martins (PRB), que solicitava envio de ofício à Prefeitura de Itajaí. A parlamentar questionava se existe projeto de implantação de corredores exclusivos de ônibus. Anna Carolina perguntava ainda, quais outras medidas, além do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, estão sendo tomadas para melhorias nesta área.

Vereador pede manutenção nas rodovias Antonio Heil e Jorge Lacerda
Foi aprovado o requerimento 205/2015, do vereador Afonso Arruda (PMDB). O parlamentar solicita à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí a realização de uma operação tapa-buracos e reparos na sinalização das rodovias Antonio Heil e Jorge Lacerda.

Vereador solicita mais ônibus para atender São Judas e Dom Bosco
Foi aprovado o requerimento 211/2015, de autoria do vereador Giovani Felix (PT), que solicita ao Conselho Municipal de Transporte o aumento de ônibus para atender os bairros São Judas e Dom Bosco.

Vereadora solicita restauração da Igreja da Imaculada Conceição
De autoria da vereadora Dulce Amaral (PSD) foi aprovado o requerimento 212/2015. Dulce solicita, via ofício ao prefeito Jandir Bellini, as seguintes informações: se já foi iniciada a execução da obra de recuperação e de restauro da estrutura física da Igreja da Imaculada Conceição; caso não esteja em andamento, que informe quando será iniciada; qual a previsão de conclusão; qual valor orçado ou contratual para a execução da obra; qual empresa venceu a licitação e qual o servidor público municipal foi designado para fiscalizar o andamento da obra. O requerimento foi aprovado com 16 votos favoráveis e recebeu um voto contrário.

Câmara de Itajaí entrega moção à família Reiser
A Câmara de Vereadores de Itajaí entregou na noite desta quinta-feira (21) a moção de reconhecimento à família Reiser. De autoria do vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), a homenagem comemora os 150 anos da imigração de Alexius Reiser e família.

Alexius Reiser nasceu na Alemanha e chegou ao Brasil em 23 de maio de 1865, onde se estabeleceu com a família na localidade que hoje é conhecida como Limoeiro, na divisa entre Itajaí e Brusque. Reiser trabalhou como agricultor, plantando fumo, e ainda liderou um movimento que resultou na construção de uma escola para 30 crianças na zona rural.

Aos 64 anos, e já morando no Centro de Itajaí, Reiser projetou e construiu em 1983 o Hotel Brazil, onde hoje está localizado o Hotel Rota do Mar. Alexius Reiser faleceu em 1903, aos 74 anos, mas sua família continua sendo uma das mais tradicionais da cidade.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.