Câmara de Itajaí planta árvores para neutralizar emissão de gás carbônico

A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na manhã desta sexta-feira (12) o plantio de árvores para neutralizar o gás carbônico emitido em 2013 com o consumo de papel, combustível e energia elétrica. As mudas foram plantadas na Comunidade Terapêutica Maranata, localizada no Brilhante I, e além dos vereadores e servidores do Legislativo contou a participação dos dependentes químicos em tratamento no local.

Para compensar a quantidade de gás carbônico emitido no ano de 2013 a Câmara de Itajaí precisaria plantar 318 mudas. Ao todo foram plantadas na Comunidade Terapêutica Maranata 450, sendo que na manhã de hoje, com a ajuda dos servidores e vereadores, foram 250.

A primeira árvore do dia foi plantada em conjunto entre os vereadores Osvaldo Gern, José Ferreira, Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico, Antônio Aldo da Silva – Tonho da Grade e da coordenadora do Maranata, Leandra Adani. Segundo o coordenador do Instituto Brasil Ambiental (IBRA), Alex Rocha, a muda é especial. “Esta árvore se chama banana macaco e está praticamente extinta em Santa Catarina. O Viveiro Fazenda Nativa está produzindo mudas e várias delas já foram plantadas em diversos lugares do Estado”, informou aos participantes do plantio.

Viveiro Fazenda Nativa entrega inventário de emissão de CO2
A quantidade de árvores foi determinada no inventário de emissões de CO2 da Câmara de Vereadores de Itajaí, e é realizado pelo Instituto Brasil Ambiental, responsável pelo Viveiro Fazenda Nativa e pelo Parque do Atalaia. A instituição utiliza uma metodologia reconhecida internacionalmente, chamada Greenhouse Gas Protocol (GHP), que leva em consideração a utilização de gasolina, energia elétrica e papel.

Segundo o relatório, para cada tonelada de gás carbono emitida devem ser plantada 6,6 mudas mais o adicional de 100%. Em 2013 a Câmara de Vereadores emitiu o total de 24,16 toneladas de gás carbônico, devendo plantar então 318 mudas de árvores nativas. Segundo Alex Rocha, a Câmara de Vereadores de Itajaí foi pioneira neste tipo de ação, que iniciou em 2009.

Outras fotos