Resumo da 52ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí

Rua do Espinheiros recebe nome de José Bernardino Filho
Foi aprovado, em única discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária 136/2014, de autoria do vereador Antônio Aldo da Silva – Tonho da Grade (PP). O projeto denomina de Rua José Bernardino Filho a via localizada no bairro Espinheiros, com início na Rua Firmino Vieira Cordeiro.

José Bernardino Filho nasceu em Ilhota, em 3 de junho de 1930. Casou-se com Maria Vieira, com quem teve quatro filhos. Seu Zé Laranjeira, como era conhecido, morou em Itajaí e dedicou sua vida ao trabalho agrário. Faleceu aos 66 anos, vítima de câncer na garganta, em fevereiro de 1997.

O PLO foi aprovado com 16 votos favoráveis e nenhum contrário.

Dia do Vizinho é aprovado em Itajaí
Foi aprovado, em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária 354/2013, de autoria do vereador Carlos Augusto da Rosa (PP). O PLO institui no calendário oficial do município o Dia do Vizinho, a ser comemorado no terceiro domingo de agosto.

O projeto sugere a realização, neste dia, de amigo secreto, gincanas, brincadeiras, atividades esportivas e de integração e concursos entre os vizinhos. O PLO foi aprovado com 12 votos favoráveis e dois contrários e passará por segunda votação na próxima sessão.

Aprovada reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Foi aprovado, em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária 203/2014, de autoria do Executivo Municipal. O PLO dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e adequa a legislação municipal ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A necessidade foi constatada durante a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que entre as mudanças, altera o termo pessoa portadora de deficiência para pessoa com deficiência. O projeto completo pode ser acessado no site www.cvi.sc.gov.br.

O PLO foi aprovado com 18 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção. Já na segunda recebeu 16 votos favoráveis e nenhum contrários.

Vereador pede rondas diárias no Loteamento Santa Regina
Foi aprovado o requerimento 324/2014, de autoria do vereador Antônio Aldo da Silva – Tonho da Grade (PP), para envio de ofício à Polícia Militar. O vereador pede a realização de rondas diárias no Loteamento Santa Regina, localizado no Espinheiros.

Vereador solicita informações sobre níveis das últimas enchentes na Avenida Adolfo Konder
Foi aprovado o requerimento 366/2014, de autoria do vereador Maurílio Moraes (PSD), para envio de ofício à Defesa Civil de Itajaí. O vereador solicita os níveis das enchentes ocorridas entre 2003 e 2011 na Avenida Adolfo Konder, onde será construída uma escola estadual.

Vereador pede aumento de vagas e novos cursos de qualificação
Foi aprovado o requerimento 375/2014, de autoria do vereador Giovani Felix (PT), para envio de ofício ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O vereador solicita a ampliação de vagas e implantação de novos cursos de qualificação na área de estética e alimentação para atender a demanda em Itajaí.

Vereador pede rondas em horário de entrada e saída das escolas
Foi aprovado o requerimento 377/2014, de autoria do vereador Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico (PP), para envio de ofício ao Batalhão da Polícia Militar de Itajaí. O vereador pede intensificação de rondas nos horários de entrada e saída das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Vereador pede rondas próximo ao Colégio Fayal
Foi aprovado o requerimento 382/2014, de autoria do vereador Rafael Dezideiro (PRP), para envio de ofício ao Batalhão da Polícia Militar de  Itajaí. O vereador pede implantação de rondas ostensivas próximo ao Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal, no bairro Vila Operária.

Vereador pede intensificação de rondas no bairro Cordeiros
Foi aprovado o requerimento 387/2014, de autoria do vereador Laudelino Lamim (PMDB), para envio de ofício ao Batalhão da Polícia Militar de Itajaí. O vereador pede ampliação e intensificação das rondas realizadas no bairro Cordeiros, principalmente nas Avenidas Independência, Brasília e Guanabara, e nas ruas Eredes Serpa, José Rosa e Celso Duarte Moreira.

Vereadora questiona projeto de recuperação do Morro da Ressacada
Foi aprovado o requerimento 388/2014, de autoria da vereadora Anna Carolina Martins (PRB), para envio de ofício à Gerencia Regional de Itajaí da Fundação do Meio Ambiente (FATMA). A vereadora questiona se a entidade recebeu Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) do Morro da Ressacada e se o projeto foi realizado pelo responsável e se resolveu o problema de instabilidade da encosta.

Vereador questiona atendimentos do SAMU
Foi aprovado o requerimento 389/2014, de autoria do vereador José Ferreira (PP), para envio de ofício à base da mesorregião da Foz do Itajaí da Coordenadoria do Serviço Móvel de Urgência (Samu). O vereador questiona a quantidade de ocorrências atendidas e das não atendidas nos últimos 12 meses. O vereador pergunta ainda a quantidade de funcionários e ambulâncias que compõem o Samu de Itajaí e a frequência que é solicitado o auxílio para atendimentos em Itajaí e outros municípios da região. O requerimento foi subscrito pelos vereadores Giovani Felix (PT) e Anna Carolina (PRB).

Vereador pede intensificação de ronda no molhe da Praia do Atalaia
Foi aprovado o requerimento 390/2014, de autoria do vereador Paulo Manoel Vicente – Paulinho Amândio (PDT), para envio de ofício para a Polícia Militar e Codetran. O vereador pede intensificação de rondas no molhe da Praia do Atalaia nos finais de semana, em função do volume alto do som de automóveis.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.