Resumo da 33ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí

Aprovado Dia e Semana Municipal do Lixo Zero
Durante a 33ª Sessão da Câmara de Vereadores de Itajaí, realizada nesta quinta-feira (5), foi aprovado, em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária 61/2014, de autoria do vereador Márcio Dedé Gonçalves (PP). O PLO institui o Dia Municipal do Lixo Zero, a ser comemorada no dia 30 de maio, mesma data que inicia o a Semana Municipal do Lixo Zero.

As comemorações tem como alguns dos objetivos reduzir a quantidade de resíduos sólidos; incentivar a realização de mutirões de limpeza; promover educação ambiental; e desenvolver mecanismos de conscientização do não desperdício  do lixo e a reutilização em produtos úteis. O projeto completo poder ser conferido no site da Câmara.

O projeto foi aprovado em primeira discussão e votação com 17 votos favoráveis e nenhum contrário. Já na segunda votação recebeu 19 votos favoráveis.

Projeto altera denominação de entidade declarada de utilidade pública
Foi aprovado, em primeira discussão e votação, o PLO 142/2014, de autoria do Executivo Municipal. O projeto altera a denominação da entidade Sociedade Cultural e Beneficente Nova Lourdes, declarada de utilidade pública pela Lei 795/1967, para Associação Cultural e Beneficente Nova Lourdes.

A associação tem como finalidade promover a formação humana, social, espiritual, cultural, científica e pastoral desenvolvendo ensino de diversas formas. Em Itajaí a entidade é mantenedora do Colégio São José.

O projeto foi aprovado em primeira discussão e votação com 16 votos favoráveis e nenhum contrário. Já na Segunda votação recebeu 19 votos favoráveis.

Aprovada moção de reconhecimento para Combemi
Os vereadores aprovaram a Moção 11/2014, de autoria vereador Douglas Cristino (PSD), para a Comissão do Bem Estar do Menor de Itajaí (Combemi). O vereador envia reconhecimento e aplausos para a entidade pelo desenvolvimento do programa Jovem Consciente Vota tranquilamente – Prefeito, Vice-prefeito e Vereador Por um Dia, que busca levar mais conhecimento e cultura política aos jovens da rede pública de ensino.

Requerimentos

Vereador solicita instalação de redutores de velocidade na Rodovia Jorge Lacerda
Foi aprovado o requerimento 235/2014, de autoria do vereador Osvaldo Mafra (SD), para envio de ofício ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). O vereador pede a instalação, com urgência, de redutores de velocidade na Rodovia Jorge Lacerda, no trecho entre o Loteamento Santa Regina e o Trevo BR-101.

Vereador quer policiamento na Estrada de Laranjeiras
Foi aprovado o requerimento 237/2014, de autoria do vereador Afonso Arruda, para envio de ofício à 2ª Companhia da polícia Militar. O vereador solicita a intensificação de policiamento sobre a ponte do Rio Itajaí Mirim, na entrada de Laranjeiras, no sentido a Ilhota.

Vereadora pede instalação de câmeras de segurança na Rua Brusque
Foi aprovado o requerimento 238/2014, de autoria da vereadora Neusa Geraldi (PMDB), para envio de ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública, com cópia ao 1º Batalhão de Polícia Militar em Itajaí e Secretaria Municipal de Segurança do Cidadão. A vereadora pede a instalação de câmera de monitoramento em toda a extensão da rua Brusque. O requerimento foi subscrito por todos os vereadores.

Vereador pede intensificação de rondas no Bambuzal
Foi aprovado o requerimento 239/2014, de autoria do vereador José Acácio da Rocha (PSDB), para envio de ofício ao 1º Batalhão da polícia Militar de Itajaí. O vereador solicita intensificação de rondas em toda extensão da localidade do Bambuzal.

Vereadora questiona destinação de resíduos sólidos de cemitérios
Foi aprovado o requerimento 244/2014, de autoria da vereadora Anna Carolina Martins (PRB), para envio de ofício à empresa Ambiental. A vereadora questiona qual a destinação de resíduos sólidos cemiteriais ou de exumação no município.

Vereador agradece apoio à Peregrinação ao Santuário de Santa Paulina
Foi aprovado o requerimento 247/2014, de autoria do vereador José Alvercino (PP), para envio de ofício ao prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini. O vereador agradece o apoio prestado ao 4ª Peregrinação ao Santuário Santa Paulina, que reuniu mais de 300 devotos itajaienses.

Vereador pede aumento de rondas policiais no Rio Bonito
Foi aprovado o requerimento 249/2014, de autoria do vereador Douglas Cristino (PSD), para envio de ofício ao 1º Batalhão da Polícia Militar em Itajaí. O vereador solicita aumento de rondas no bairro Rio Bonito.

Vereadores pedem inclusão de Ferrovia da Integração no PAC 3
Foi aprovado o requerimento 253/2014, de autoria da Mesa Diretora, para envio de Requerimento de Apoio e de Apelo ao Governo Federal e Fórum Parlamentar. O documento, que será assinado por todos os vereadores, pede esforços para a inclusão da Ferrovia da Integração no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).