Resumo da 26ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí

Acessibilidade será obrigatória em imóveis locados por órgão públicos
Durante a 26ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária 79/2013, de autoria do vereador Maurílio Moraes (PSD). O projeto torna obrigatório o requisito de acessibilidade em todos contratos de locação de imóveis, celebrados pelo Município de Itajaí, destinados a instalação de órgãos públicos.

Aprovado Utilidade Pública da Associação de Jiu-Jitsu de Itajaí
Foi aprovado em única discussão e votação o PLO 126/2014, de autoria do vereador Clayton Batschauer (PR), que declara de utilidade pública a Associação de Jiu-Jitsu de Itajaí (AJJI). A entidade tem como objetivo incentivar a difusão do esporte, visando a socialização, prática desportiva e espírito de equipe.

O projeto foi aprovado com 17 votos favoráveis.

Aprovado nome de rua na localidade Paciência
Foi aprovado em única discussão e votação o PLO 124/2014, de autoria do vereador Paulo Manoel Vicente – Paulinho Amândio (PDT). O projeto denomina de Rua Juvencio Graviz Mafra via localizada na Paciência, terá início na Rua Maria Lucilia Adami, próximo ao número 2020, entre as ruas paralelas Braulino Bento Cypriano e Henrique Manoel de Souza.

Juvencio nasceu no dia seis de junho de 1899, em Itajaí. Residente na Paciência, trabalhou como agricultor e nos engenhos de farinha e serra existentes na localidade. Foi casado com Amélia Cândido Mafra e teve dois filhos. Juvêncio faleceu em 17 de outubro de 1968.

O projeto foi aprovado com 17 votos favoráveis.

Aprovado projeto que prevê instalação de itens de segurança em prédios
Foi aprovado em segunda discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária 405/2013, de autoria do vereador José Ferreira (PP). O projeto dispõe sobre a instalação de itens de segurança nas escadas, rampas e ressaltos existentes nos prédios comerciais e de prestação de serviços.

O projeto prevê que é de responsabilidade dos administradores, síndicos, construtores das edificações e demais responsáveis a fixação de fita lixa ou faixa adesiva antiderrapante em material fosforescente ou similar. O objetivo é dar mais segurança aos usuários e evitar acidentes. O projeto completo pode ser conferido no site www.cvi.sc.gov.br.

Vereador questiona falta de professores no Colégio Victor Meirelles
Foi aprovado o requerimento 189/2014, do vereador José Ferreira (PP), para envio de ofício ao Diretor do Colégio Estadual Victor Meirelles. O vereador questiona se esteve ou está faltando professores para preencher o quadro de vagas da escola, em quais disciplinas e quantas turmas foram prejudicadas. Ainda fazem parte dos questionamentos como será feito para repor o conteúdo perdido e como os alunos serão avaliados no período.

Vereador pede informações sobre membros da Comissão de Avaliação de Projetos Esportivos
Foi aprovado o requerimento 190/2014, de autoria do vereador José Acácio (PSDB), para envio de ofício à Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL). O vereador pede informações de quantos e quem são os membros que compõem a Comissão de Avaliação de Projetos Esportivos (Cape). Também fazem parte do pedido o número de projetos contemplados e o valor total dos patrocínios concedidos.

Vereadora pede estudo para fracionar tempo de estacionamento rotativo
Foi aprovado o requerimento 195/2014, de autoria da vereadora Neusa Geraldi, para envio de ofício para a Estapar. A vereadora pede que seja feito estudo para fracionar o tempo de estacionamento para meia hora, com o valor cobrado de R$0,50. Fazem parte dos pedidos ainda que seja disponibilizado pelas agentes fiscalizadoras cartão recarregável para a venda e moedas para trocar com os usuários que necessitarem.

Uso da Tribuna

Coordenadora do Vale Ebenezer apresenta projeto de prevenção de acidentes
A tribuna da Câmara de Itajaí foi utilizada na noite desta quinta-feira, 8, pela coordenadora técnica do Centro de Recuperação da Paciência – Vale Ebenezer Maria Aparecida Nunes da Silva. A assistente social apresentou o projeto Brigada Interna de Prevenção de Acidentes, realizada na entidade filantrópica de recuperação de dependentes químicos.

Entre as 30 pessoas atendidas pelo Vale Ebenezer foram selecionadas algumas com melhor preparo físico para um treinamento com o bombeiro mexicano Sioney Pereira. O objetivo do curso era prevenir acidentes, incêndios e evitar prejuízos. A formatura da turma aconteceu no dia 19 de abril.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

Outras fotos