Resumo da 24º Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí

Aprovada criação de Semana de Incentivo ao Ciclismo
Na 24ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí, realizada nesta terça-feira (29), foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária 431/2013, de autoria do vereador Antônio Aldo da Silva – Tonho da Grade (PP), que institui a Semana de Incentivo ao Ciclismo no município de Itajaí. A celebração será realizada entre os dias 16 e 22 de setembro, data que coincide com o Dia Mundial Sem Carro.

O objetivo da Semana de Incentivo ao Ciclismo é difundir o uso da bicicleta como meio de transporte e como atividade física. Além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, o uso da bicicleta também está aliada à mobilidade urbana. O projeto foi aprovado com 17 votos favoráveis e um contrário.

Aprovado repasse para o Parque Dom Bosco
Foi aprovado em única discussão e votação o PLO 117/2014, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o repasse para o Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação (Parque Dom Bosco), mediante celebração de convênio com a Secretaria  da Criança, do Adolescente e da Juventude.

A transferência de R$400 mil será feita com o objetivo de oportunizar acesso à qualificação profissional para 510 adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos. O PLO foi aprovado com 18 votos favoráveis.

Vereadora pede manutenção de cabos condutores de linhas telefônicas
Foi aprovado o requerimento 175/2014, de autoria da vereadora Neusa Geraldi (PMDB), que solicita envio de ofício à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com cópia para a Celesc e as empresas prestadoras de serviço de telefonia fixa. A vereadora pede que seja realizada manutenção da fiação de cabos condutores de linhas telefônicas em todas as ruas de Itajaí.

Vereador questiona inclusão do Marieta e Pequeno Anjo no SPC e Serasa
Foi aprovado o requerimento 178/2014, de autoria do vereador José Ferreira (PP), que solicita envio de ofício à empresa Engenharia de Pavimento S.A. (Engepasa) com questionamentos sobre a inclusão do Hospital Marieta Konder Bornhausen e do Hospital Pequeno Anjo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. Entre as questões estão se existe pendência das instituições de saúde com a empresa; se foi efetuada cobrança extrajudicial ou judicialmente; quais foram as propostas realizadas para que as dívidas fossem liquidadas; se os hospitais buscaram resolver as pendências financeiras; e se existe a possibilidade de retirar as instituições do cadastro até a finalização do processo de cobrança. Segundo o vereador, a inclusão das instituições de saúde no SPC e Serasa está impedindo a realização de convênios, prejudicando assim o atendimento à população.

Vereador pede implantação de SINE em Itajaí
Foi aprovado o requerimento 179/2014, de autoria do vereador Rafael Dezideiro (PRP), que solicita o envio de ofício ao Governador do Estado de Santa Catarina. O vereador pede que seja implantado com urgência e em local adequado o Sistema Nacional de Emprego (SINE) no município de Itajaí.

Vereador pede aprovação de lei que beneficia escoteiros
Foi aprovado o requerimento 185/2014, de autoria do vereador Giovani Felix (PT), que solicita envio de ofício ao Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O vereador pede a aprovação do Projeto de Lei 77/2014, que trata do desconto do ICMS às Empresas que contribuem com o escotismo no Estado.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.