Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Resumo da 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí

 Aprovadas novas regras para gratificação natalina dos servidores municipais
Na 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Itajaí, que aconteceu nesta terça-feira (22), foi aprovado em primeira discussão votação o PLO 97/2014, de autoria do Executivo Municipal, que altera a redação do artigo 75 da lei 2960/95, que trata da gratificação natalina dos servidores municipais.
 
Entre as mudanças está que a gratificação natalina corresponde a 1/12 por mês de exercício no respectivo ano, tendo como base o salário de novembro. Também consta que para a realização do cálculo das horas extras da gratificação natalina será feita a média aritmética dos valores recebidos, dividido pelo número de meses trabalhados no ano até novembro.
 
A gratificação deverá ser paga até o dia 20 de dezembro de cada ano, mas poderá ter uma antecipação de parte do valor. O PLO foi aprovado com 19 votos favoráveis. O projeto completo pode ser acessado no site www.cvi.sc.gov.br.
 
Aprovada adequação de lei que cria cargo de Cuidador para Serviço de Alta Complexidade
Foi aprovado em primeira discussão e votação PLO 96/2014, de Autoria do Executivo Municipal. O projeto altera dispositivos da Lei 5469/2010, que cria o cargo de Cuidados para Serviço de Alta Complexidade, visando a adequação à Política Nacional de Assistência Social. As mudanças podem ser acessadas no site www.cvi.sc.gov.br. O PLO foi aprovado com 19 votos favoráveis.
 
Rejeitado projeto que obriga fixação de placas com nome e horário dos servidores
Em primeira discussão e votação os vereadores rejeitaram o Projeto de Lei Ordinária nº 460/2013 da vereadora Anna Carolina Martins (PRB). O projeto visa obrigar a fixação de placas com o nome dos servidores públicos do Município com nome, cargo e horário de trabalho em todas as repartições.
 
A lei prevê aplicação a servidores efetivos e comissionados da administração direta e indireta e as placas devem conter ainda, o número de atendimento da Ouvidoria do Município. O projeto foi rejeitado com quatro votos favoráveis, 11 contrários e duas abstenções.
 
O vereador Douglas Cristino (PSD) justificou o voto contrário, pois acredita que o projeto é inconstitucional, uma vez que o Legislativo não pode fazer projetos que onere o Poder Executivo. Já a vereadora Anna Carolina alegou que não seria um gasto, mas sim um investimento, e que as placas poderiam ser confeccionadas nas repartições da forma mais simples possível.
 
Aprovada Política de Integração de Transporte Coletivo
Foi aprovado em segunda discussão e votação o projeto de Lei Ordinária 101/2014. O projeto de autoria dos vereadores José Ferreira (PP) e Márcio Dedé Gonçalves (PP) institui a Política de Integração do Transporte Municipal entre os municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú.
 
O projeto prevê que as empresas concessionárias deverão construir, nas áreas limítrofes dos municípios, terminais de integração para embarque e desembarque de passageiros. O município poderá ainda permitir, mediante lei específica, o uso de áreas públicas para a implantação desses terminais.
 
Para participar da integração do transporte municipal, as empresas concessionárias deverão assinar a proposta e o termo de integração e comprovar a ampliação das linhas em pelo menos 10%. Também será de responsabilidade das concessionárias a implantação de bilhetagem unificada para que os usuários do transporte coletivo possam circular entre os municípios pagando uma única passagem.
 
O projeto tem como objetivo oferecer aos usuários de transporte coletivo as condições adequadas para que elas priorizem a utilização de ônibus. Com a integração será possível, por exemplo, um passageiro pegar o ônibus na Murta, em Itajaí, e ir até o bairro Barra, em Balneário Camboriú, pagando somente uma passagem. O PLO foi aprovado com 20 votos favoráveis.
 
Funerárias deverão expor serviços prestados em placas informativas
Foi aprovado em segunda discussão e votação o PLO 450/2014, de autoria do vereador Márcio Dedé Gonçalves (PP), que determina que as funerárias fixem placas informando os serviços gratuitos estabelecidos no artigo 3º da Lei 3.931/2003, valor das tarifas dos serviços e telefones da Central de Atendimento. O PLO foi aprovado com 20 votos favoráveis.
 
Autorizado convênio entre Prefeitura e Lar Fabiano de Cristo
Foi aprovado em segunda discussão e votação o PLO 104/2014, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza convênio entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Lar Fabiano de Cristo. Serão transferidos R$281,4 mil para o desenvolvimento das atividades socioassistenciais e socioeducativas que visam a promoção familiar. Os recursos são de origem do Fundo Municipal de Desenvolvimento Social. O PLO foi aprovado com 20 votos favoráveis.
 
Moção
 
Aprovada moção para Paulo Machado Rosa
Foi aprovada a Moção de Congratulações e Reconhecimento 7/2014, de autoria do vereador Rafael Dezideiro (PRP). O objetivo da homenagem é parabenizar o Chefe Paulo Machado da Rosa pelo recebimento da Medalha Tucano de Prata. A moção foi aprovada com 18 votos favoráveis.
 
A história de Paulo Machado da Rosa no escotismo iniciou aos cinco anos de idade. Ao longo dos anos exerceu diversos cargos no Movimento Escoteiro. Foi o primeiro a receber a Medalha Velho Lobo em Santa Catarina e o sétimo em todo o Brasil.
 
Em 2013 recebeu a Medalha Tucano de Prata, sendo novamente o primeiro de Santa Catarina e o terceiro no Brasil a receber a honraria. A medalha é o mais alto reconhecimento para quem presta relevantes serviços ao Movimento Escoteiro em nível local e é entregue pela União dos Escoteiros do Brasil.
 
Requerimentos
 
Vereador quer destinar parte de lucro do ferry boat para área social
Foi aprovado o requerimento 168/2014, de autoria do vereador Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico (PP), que solicita envio de ofício ao Governador de Santa Catarina. O vereador pede que conste no edital de licitação de concessão da travessia entre Itajaí e Navegantes a destinação de um percentual dos lucros para aplicação na área social.
 
Vereadora questiona propriedade de imóvel no Centro de Itajaí
Foi aprovado o requerimento 169/2014, de autoria da vereadora Dulce Amaral (PSD), que solicita envio de ofício para a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A vereadora questiona se o imóvel localizado na esquina das ruas João Bauer e Rubens de Almeida, no Centro de Itajaí, ainda pertence à instituição. Caso o imóvel tenha sido vendido, a vereadora pede que seja informado o comprador do imóvel.
 
Vereador solicita informações sobre visitas íntimas no Centro de Internação Provisória
Foi aprovado o requerimento 170/2014, do vereador José Ferreira (PP), para envio de ofício à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina. O vereador questiona se é permitido que os adolescentes internados recebam visitas íntimas no Centro de Internação Provisória de Itajaí (CIP), qual o procedimento adotado e se existe um regulamento interno que oriente as regras das visitas.
 
--
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
--
 
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
3344-7100
www.cvi.sc.gov.br


Outras fotos

Projetos e Proposituras