Confira o resumo da 11ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí

Vereador Rafael propõe moção à moradora que completará 100 anos

Na 11ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí, realizada nesta quinta-feira (14), foi aprovada a moção nº 3/2013, proposta pelo vereador Rafael Dezideiro (PRP). A moção de congratulação é destinada a Sra. Maria Dias Teixeira Molleri, pela passagem de seu 100º aniversário.

“Esta homenagem é para uma mulher que contribuiu muito para o desenvolvimento da cidade de Itajaí juntamente com sua família e é um exemplo de vida para todos”, ressaltou Dezideiro. Ao lado do esposo, Paulo Molleri, Dona Dora – como é conhecida - contribui para a construção da igreja católica e do salão paroquial do bairro Vila Operária, entre outras ações.

REQUERIMENTOS

Vereador Tonho da Grade pede cumprimento da gratuidade no ferry-boat

Do vereador Antônio Aldo da Silva – Tonho da Grade (PP) foi aprovado pelo plenário o requerimento n° 102/2013, para envio de ofício ao Departamento de Transportes e Terminais (DETER) solicitando informações referentes ao cumprimento da Lei Estadual 12.119. A lei assegura o direito de gratuidade na travessia aos pedestres, ciclistas e motociclistas no Rio Itajaí-Açu pelo ferry-Boat e balsa entre os municípios de Itajaí e Navegantes.

Para o vereador Tonho a lei não vem sendo divulgada como deveria e não está sendo cumprida. “As pessoas devem ter asseguradas seu direito a gratuidade e para isso precisamos divulgá-la o máximo possível e lutar para que ela seja cumprida”, defendeu.

O vereador Giovani Felix (PT) lembrou que além dos trabalhadores que cruzam o rio, muitos jovens se deslocam até Itajaí para se profissionalizar, já que, a oferta de cursos em Navegantes ainda é modesta e que o valor da passagem, segundo ele, faz muita diferença.

Já o vereador Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico (PP) solicitou que uma cópia do ofício fosse remetida à Câmara de Vereadores de Navegantes. “Com o apoio de Navegantes podemos nos mobilizar ainda melhor para que a lei seja cumprida”, finalizou Calinho.

Vereador Osvaldo Mafra quer mais recursos para o Pequeno Anjo

Do vereador Osvaldo Mafra (PDT) foi aprovado o requerimento n° 83/2013, pra que na forma do artigo 47º do Regimento Interno, a Câmara crie uma Comissão Parlamentar Especial de Vereadores para estudar uma maneira de viabilizar recursos para Hospital Universitário Pequeno Anjo.

De acordo com Mafra, a intenção é buscar uma solução para ampliar o atendimento e ativar a ala de queimados, para que em caso de acidentes, os moradores não precisem recorrer a outras cidades, retardando o atendimento.

Os vereadores Neusa Girardi (PMDB) e Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico (PP) sugeriram que a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) seja acionada para que contribua de alguma forma na viabilização destes recursos, já que, grande parte das crianças atendidas na unidade é de outras cidades da região.

Vereador pede adesão do empresariado à campanha Saúde 10

Do vereador Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico (PP) foi aprovado o requerimento n°91/2013, para envio de ofício à Associação Empresarial de Itajaí - ACII solicitando o engajamento na Campanha Saúde 10.

A campanha visa assegurar 10% da receita bruta da União à saúde pública e a finalidade é arrecadar 1,5 milhão de assinaturas para encaminhar ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Iniciativa Popular.

Quem tiver interesse em assinar a lista pode pegar o formulário na Presidência da Câmara ou no gabinete do vereador Calinho Mecânico até o dia 29 de março.

MATÉRIA DA ORDEM DO DIA

Câmara aprova repasse para operação da Rádio Costeira de Itajaí

Em primeira discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 62/2013, que autoriza a Prefeitura a transferir recursos à Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para operação da Rádio Costeira de Itajaí.

Antes da votação a vereadora Anna Carolina Martins (PRB) pediu vistas do projeto e recebeu apoio dos vereadores Thiago Morastoni (PT), Giovani Felix (PT) e Professor Acácio (PSDB). Já o líder da bancada governista, Afonso Arruda (PMDB), orientou a bancada a votar contrária ao pedido de vistas, que com a negativa da maioria foi negado.

Afonso Arruda explicou ainda, que os R$ 229.948,72 (duzentos e vinte e nove mil, novecentos e quarenta e oito reais e setenta e dois centavos) a serem repassados serão utilizados no pagamento dos funcionários da rádio.

A segunda votação do projeto está prevista para a próxima sessão, no dia 19 de março.

Mais fotos da sessão em:

Crédito: Davi Spuldaro/CVI

Outras fotos