Resumo da 75ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí

Durante a 75ª sessão ordinária, realizada nesta quinta-feira (23), a Câmara aprovou um requerimento para o envio de ofício ao Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, no qual se solicita que o Complexo Portuário do Rio Itajaí seja incluído no projeto que vai dotar Santa Catarina de malha ferroviária.
As ferrovias vão interligar as regiões produtoras aos portos e de acordo com proponente do requerimento, vereador Osvaldo Gern, uma comitiva de parlamentares Catarinenses esteve reunida com o Ministério para tratar dos projetos federais de infraestrutura de transportes para a região Sul, e Santa Catarina seria contemplada com três ferrovias.
No entanto, Gern alerta que nenhuma dessas ferrovias está diretamente interligada aos terminais do Complexo Portuário do Rio Itajaí. O vereador afirmou ainda que é grave o fato de dois ramais ferroviários projetados estarem interligados aos terminais portuários do Rio Grande do Sul e, um terceiro, aos terminais portuários de São Francisco do Sul e Itapoá. Conforme Gern, essa situação privilegia os concorrentes diretos do Porto de Itajaí, o que pode causar o esvaziamento gradual e irreversível de capacidade logística, de importação e exportação do Complexo Portuário de Itajaí.
Durante a 75ª sessão ordinária também foram votados e aprovados os requerimentos:
O requerimento 379, de autoria do vereador Osvaldo Gern (PP), para intensificação das rondas da Polícia Militar no Imaruí, nas proximidades do SENAI.
E o requerimento 383, de autoria do vereador Renato Ribas Pereira (PSD), requerendo a inclusão do PLO 220/2012 na pauta da sessão do dia 27 de novembro.
Matérias
Das matérias do legislativo, foi aprovado apenas o Projeto de Resolução número 8 de 2012, de autoria da Mesa Diretora. Esse projeto altera o artigo quarto da resolução 511 de 2012, para dizer que a Caixa econômica Federal, em razão de ocupar espaço na nova sede do Legislativo, poderá patrocinar parte dos eventos oficiais da Câmara.

Outras fotos