Câmara de Vereadores planta 94 mudas de árvores para compensar emissão de carbono

A Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI) comemora o Dia da Árvore, nesta sexta-feira (21), com o plantio de 94 mudas de espécies nativas. A medida é uma forma de compensar o gás carbônico emitido no ano de 2011 com o consumo de combustível, energia elétrica e papel. A ação faz parte da política de neutralização de carbono do Legislativo e acontece no Parque do Atalaia, a partir das 14h.

A quantidade de árvores foi determinada no inventário de emissões de CO2 da CVI, realizado pelo Viveiro Fazenda Nativa. A instituição responsável pelo projeto Itajaí Mais Verde utilizou como metodologia o Greenhouse Gas Protocol (GHP), e levou em conta a utilização direta de fontes de energia pelo legislativo de janeiro a dezembro de 2011.

Segundo o relatório, para cada tonelada de gás carbono emitida devem ser plantada 6,6 mudas mais o adicional de 100%. Em 2011 a Câmara de Vereadores emitiu o total de 7,2 toneladas, devendo plantar então 94 mudas de árvores nativas.

De acordo com o Viveiro Fazenda Nativa, a Câmara de Vereadores de Itajaí foi pioneira neste tipo de ação, que iniciou em 2009. Seguindo as recomendações da entidade, o consumo de combustível pelo Legislativo foi reduzido, com a substituição de parte da gasolina pelo álcool, que tem nível de emissão de gás carbônico considerado igual a zero. Entretanto, o consumo de energia teve aumento durante o período.

Consumo de fontes de energia pela Câmara em 2011
Gasolina – 320,3 litros – 0,618.24 toneladas de CO2