Ideli Salvati vem à Câmara e discute a situação do porto

A manhã de hoje (3), foi movimentada na Câmara de Vereadores de Itajaí. A senadora Ideli Salvati (PT), o deputado federal Décio Lima (PT) e a ex deputada estadual, Ana Paula Lima (PT), estiveram na cidade para discutir, em audiência pública, a situação de emergência a qual se encontra o porto itajaiense.

Além das autoridades da política nacional, participaram das discussões a prefeitura municipal, a administração portuária e segmentos relacionados à causa como: CDL, sindicato dos estivadores, Teconvi, OGMO e Associação Empresarial.  O público, que lotou o plenário, também se manifestou durante o encontro.

Salvati destacou três itens na pauta da reunião. A conclusão da dragagem no canal do rio Itajaí-Açu, a utilização dos dois berços não danificados pelas enchentes de novembro e o possível auxílio do exército na reconstrução dos terminais atingidos. “Já temos uma comitiva que vai tratar destas problemáticas com os ministros, em Brasília”, disse.

O presidente do Sindicato dos Estivadores, Saul Ayroso dos Santos, abriu mais uma questão ao lembrar que após a instalação da Portonave (porto privado localizado na outra margem do rio, em Navegantes) o terminal de Itajaí perdeu 40% de sua movimentação. “Mais importante que a reconstrução é a negociação com o porto vizinho, que vem promovendo concorrência desleal”, reivindicou.

Já o deputado federal, Décio Lima (PT), destacou a importância da união de forças, independentemente de questões partidárias. “Somos todos náufragos de um mesmo navio”, declarou. O ex prefeito do município, Volnei Morastoni (PT), também compareceu e citou a dependência econômica do município pela atividade portuária. “Quando o porto vai bem, os demais setores também vão (...) para salvarmos Itajaí, temos que salvar o porto”, frisou.

Ao fim, o vereador Clayton Batschauer (PR), sugeriu que os recursos disponibilizados pelo governo federal sejam gerenciados pelo município. Ainda segundo Batschauer, a gerência na cidade possibilitaria maior autonomia e agilidade na aplicação do dinheiro. A partir de amanhã, a comissão, liderada por Ideli, começa os trabalhos em Brasília (DF).

* Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9604.6979, com Herval Angelo Esmeraldino, secretário de comunicação e promoção social.