Autoridades prestam contas e debatem sobre medidas de prevenção contra enchentes

A Câmara de Vereadores de Itajaí apóia iniciativa da Câmara Federal, através da Comissão Externa da Câmara dos Deputados para o Acompanhamento da Tragédia Climática em Santa Catarina, e do Governo do Estado de promover reunião entre autoridades e a comunidade para debater ações governamentais na região atingida pelas enchentes e medidas de prevenção contra desastres. O evento será realizado no próximo dia 06 de março, sexta-feira, às 15h30, no auditório do Porto de Itajaí.

Passados três meses da enchente que atingiu mais de 50 municípios catarinenses, o Governador, os Deputados Federais integrantes da Comissão Externa, assim como outras autoridades federais, farão reuniões no dia 05 em Criciúma, Palhoça e Joinville, e no dia 06 em Blumenau e Itajaí. A pauta abrange debate sobre iniciativas de reação à tragédia já adotadas, especialmente as de atendimento às populações atingidas; recuperação dos danos havidos e prevenção de novos desastres, com o objetivo de identificar necessidades e dinamizar as ações ainda necessárias para a efetiva recuperação de Santa Catarina.

O Presidente da Comissão, Deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), destaca que a visita tem três objetivos definidos: “A intenção é fazer um balanço dos acontecimentos, especialmente das ações dos governos federal e estadual na região; identificar os problemas que persistem e combinar uma intervenção entre os poderes para solucioná-los; debater e definir formas de prevenção de desastres na região”.

Também serão abordadas questões sobre mudanças climáticas, aquecimento global e uso desordenado do solo. O Deputado Federal Fernando Gabeira (PV-RJ) participará das reuniões e apresentará o projeto de criar em Santa Catarina um centro de referência mundial de pesquisas e estudos climáticos.

O evento tratará ainda de aspectos de infraestrutura, como a recuperação do Porto de Itajaí e de estradas na região, a reconstrução de casas, além de alternativas de ajuda humanitária aos desabrigados e da necessidade de apoio psicológico para as famílias desestruturadas pela catástrofe. Segundo relatório da Defesa Civil do Estado, até o dia 16 de fevereiro 2.637 pessoas ainda estavam desabrigadas e outras 9.390 desalojadas. No total, 135 pessoas morreram e duas permanecem desaparecidas.