Vereadores reagem à proposta de federalização do Porto de Itajaí

A federalização do Porto de Itajaí proposta ao presidente da  república pelo deputado federal Décio Lima (PT) e pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, surpreendeu e causou reação na Câmara de Vereadores de Itajaí. Em reunião realizada na tarde de ontem, os 12 vereadores da atual legislatura e os vereadores eleitos Douglas Cristino (DEM), OsvaldoGern e Suzi Bellini (PP), decidiram pela divulgação de um manifesto onde o Poder Legislativo itajaiense se posiciona contrário à proposta. Cópias do manifesto estão sendo encaminhadas ao presidente Lula, ao Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília; ao Governador Luiz Henrique da Silveira e ao Deputado e Prefeito Eleito, Jandir Bellini.

Durante o encontro, os vereadores chegaram a reconhecer que a proposta do prefeito e do deputado Décio Lima seriam bem intencionadas se observadas do ponto de vista de que tal medida facilitaria a liberação de recursos. Contudo, também consideraram que tal atitude seria um retrocesso na mais importante atividade econômica do município.

O presidente da Câmara, Paulinho Amândio, reafirmou que, historicamente, a Câmara não tem se furtado a aprovar projetos que viabilizem o desenvolvimento econômico do município. “Não é nesse momento, que a Câmara colocará algum entrave para impedir ou atrasar obras de recuperação do nosso porto, destruído durante a enchente”, destacou.

No manifesto, os vereadores também levantam a questão do momento delicado em que se faz tal proposta. Segundo eles, a proximidade da mudança de governo é mais um motivo para que se evite qualquer alteração na personalidade jurídica de uma instituição tão importante para Itajaí quanto o porto municipalizado. A íntegra do manifesto divulgado pelos vereadores pode ser acessada pela internet, no endereço www.cvi.sc.gov.br.