Vereadores querem intervenção na Antac para defender operação portuária na região

A Câmara de Vereadores de Itajaí quer sensibilizar os 16 Deputados Federais e os três senadores que formam o Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional, a fim de viabilizar uma Comissão Parlamentar de Inquérito junto à Antac – agência reguladora das atividades portuárias, para apurar possíveis favorecimentos ao terminal portuário instalado no município de Navegantes. Requerimento neste sentido, de autoria do vereador Clayton Batschauer (PR), foi aprovado pelo plenário da Câmara na sessão desta terça-feira, que marcou o reinício dos trabalhos no Legislativo.

As sessões na Câmara de Vereadores de Itajaí estavam suspensas nas últimas duas semanas, em virtude do recesso parlamentar. No retorno das atividades, nesta terça-feira, as discussões sobre possíveis favorecimentos ao Porto de Navegantes concentraram os debates entre os vereadores.

De acordo com Clayton Batschauer, a situação do terminal portuário da Portonave é irregular. Ele destaca que o terminal está funcionando sem movimentar carga própria, não possui um terminal frigorífico nem Dolfin de manobra dos navios. Batschauer acentua que a Antac estaria autorizando o funcionamento do porto sem a contratação da mão-de-obra avulsa especializada, apesar do terminal estar inserido na área do Porto Organizado de Itajaí, de acordo com decreto presidencial.

À manifestação de Clayton seguiram-se pronunciamentos dos demais vereadores. O líder do Governo na Câmara, vereador Nikolas Reis (PT), informou que protocolou na secretaria da Câmara, para debate na próxima sessão, pedido de audiência com a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, justamente para tratar deste assunto.

A sessão chegou a ser interrompida para que os vereadores se reunissem com o presidente da Intersindical Portuária, Saul Ayroso da Silva, presente na platéia. Durante o encontro, ficou acertado que os vereadores e líderes sindicais vão agendar viagem à Brasília para debater o assunto pessoalmente na Antac e no Fórum Parlamentar Catarinense.