Menores de 12 anos deverão ter acesso gratuito a atividades esportivas

Crianças menores de 12 anos, acompanhados dos pais ou responsáveis, deverão ter acesso gratuito a estádios de futebol ou ginásio de esportes quando da realização de competições. A medida é decorrente de Projeto de Lei de autoria do vereador João Eduardo Vequi (PT), aprovada em primeira votação na Sessão Ordinária desta quinta-feira, dia 10, e pretende resgatar valores sociais advindos do convívio familiar.

A proposta do vereador é bastante simples: menores de 12 anos não pagam para assistir competições em estádios ou ginásios de esportes de Itajaí. “Às vezes, os pais até pensam em levar seus filhos para assistirem essas competições, mas o preço do ingresso, aliado a passagens de ônibus e um possível lanche, acaba tornando a iniciativa proibitiva para famílias de baixo poder aquisitivo”, argumenta.

Para Vequi, a grande conquista do projeto, contudo, é o resgate da convivência e do lazer domiciliar. “Quando os pais sentem-se estimulados a levarem suas crianças aos estádios, mais do que formar novos torcedores estão também devolvendo a estes locais o caráter lúdico e familiar, contribuindo para manter vivo o esporte que mais mobiliza nossas emoções”, enfatiza.

Segundo o vereador, a aprovação da Lei também encontra eco nas deliberações da CBF – Confederação Brasileira de Futebol, que assegura a isenção do pagamento de ingressos nos jogos dos Campeonatos Brasileiros. “Em Santa Catarina, a Confederação Catarinense de Futebol se omite contra a gratuidade mas, acreditamos, que com a proposta aprovada originariamente em Itajaí, outros municípios também se manifestem a respeito e a própria FCF veja nesta iniciativa um incentivo ao torcedor do futuro”, acentua Vequi, ressaltando que além do futebol, a medida também é valida para todos os eventos esportivos promovidos na cidade nos quais haja cobrança de ingresso.