Vereadora quer agilizar processos para implantação de uma unidade do Hemosc em Itajaí

Agilizar procedimentos visando a efetiva implantação de uma unidade de coleta e transfusão de sangue no município de Itajaí. Foi com esse objetivo que a vereadora Dalva Rhenius (DEM), teve requerimento de sua autoria aprovado pelos demais vereadores na sessão de terça-feira, dia 06. Segundo a vereadora, já há parecer favorável do Hemosc para a implantação deste serviço e, por isso, há que se questionar o porquê de tal benefício ainda não ter sido viabilizado.

Ao justificar seu requerimento, Dalva Rhenius destacou que em 2004 a Prefeitura de Itajaí obteve parecer favorável do Hemosc para a implantação de uma unidade coletora de sangue na cidade. Igual parecer favorável foi manifestado pelo Prefeito Municipal e pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, no ano de 2005. “Ainda assim, até hoje não contamos com este serviço em nossa cidade”, acentua.

Dalva Rhenius destaca que uma unidade de coleta e transfusão de sangue beneficiaria não somente ao município de Itajaí, mas todos os municípios da região da Amfri e os hospitais instalados nessa região, que sempre necessitam de doações. “Tal unidade também beneficia aos doadores, evitando correrias quando da presença do ônibus do Hemosc em nossa cidade”, enfatiza.

No requerimento apresentado pela vereadora, ela sugere o envio de ofício ao Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, e ao Secretário da SDR, Gilberto Gadotti, solicitando urgência na implantação da unidade local do Hemosc. “Trata-se de um ganho relevante para toda a região e esperamos que o Estado e o Município viabilizem tal medida o mais rápido possível”, conclui Dalva Rhenius.