Projeto obriga laboratórios a entregar exame de HIV com acompanhamento de psicólogo

Laboratórios de análises e clínicas médicas particulares, poderão ser obrigados a contar com a presença de um profissional psicólogo para proceder a entrega dos exames de HIV aos pacientes. Projeto de Lei neste sentido, de autoria do vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), foi protocolado na sessão desta quinta-feira, e está em análise junto às Comissões Permanentes do Legislativo.

Ao justificar o seu projeto, o vereador Pissetti lembra que a entrega de resultados de exame HIV já é efetuada por um psicólogo quando realizado pela Rede Pública de Saúde. “Queremos que igual medida também seja adotada quando o paciente realiza o exame através de clínicas particulares ou convênios”, explica.

Segundo o vereador, quando um paciente realiza um exame de HIV em laboratórios particulares ou por convênio, ele mesmo retira o resultado e pode abrir, sem qualquer apoio ou orientação. Dessa forma, o paciente recebe sozinho o impacto do resultado que, em sendo positivo, sequer o orienta a um novo exame para confirmar o resultado.

Pissetti lembra que a maioria dos pacientes que realiza exame de HIV são jovens e não estão preparados para um notícia tão assustadora quanto serem soropositivos. “Existem registro de casos de pacientes que, ao receberem um exame positivo, tentam dar cabo da própria vida e, até, já se registrou óbito em ocorrências deste tipo”, salienta o vereador.

Dessa forma, o Projeto de Lei propõe que a entrega do exame seja efetuada na presença de um psicólogo capacitado para orientar o paciente. O projeto prevê prazo de 90 dias para que os laboratórios e clínicas particulares se adeqüem para o pleno cumprimento da obrigatoriedade.