Câmara de Vereadores institui o “Dia Municipal do Leonismo” em Itajaí

A câmara de Vereadores de Itajaí aprovou na sessão desta terça-feira, dia 15, Projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Manoel Vicente (PDT), presidente do Legislativo, instituindo a data de 15 de maio como o Dia Municipal do Leonismo. A data remonta ao dia 15 de maio de 1953, quando foi fundado o Lions Clube Itajaí Centro, primeira organização do gênero em Santa Catarina e o 5º Lions Clube brasileiro.

Idealizado pelo visionário Melvin Jones em 1917, o Lions é um movimento internacional que tem como propósito firmar laços de amizade, companheirismo e compreensão entre seus membros, promovendo o bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade. Atualmente, o Lions está presente em mais de 200 países e ocupa uma cadeira na Organização das Nações Unidas – ONU.

Ao defender seu projeto em plenário, o vereador Paulinho Amândio lembrou que o Lions Clube Itajaí Centro apadrinhou o surgimento das organizações congêneres na cidade: O Lions Clube Itajaí Verde Vale, o Lions Clube Itajaí Praia; o Lions Clube Governandor Pedro Paulo Rebello e o Lions Clube Cidade do Porto. O presidente da Câmara destacou, ainda, o amplo trabalho social promovido pelos Lions itajaienses no auxílio a entidades como Parque Dom Bosco, Combemi, Apae, Creches Rosinha de Souza, Vovó Biquinha e Vovó Anália (Imaruí) e Hospital Pequeno Anjo; além do trabalho com distribuição de cadeiras de rodas, muletas, begalas, óculos, bolsas de estudo e enxovais a mães carentes.

Paulinho Amândio também destacou ações recentes dos Lions Clubes itajaienses, a exemplo da distribuição de 13.200 litros de leite à várias instituições, a instalação de 41 bibliotecas infantis com mais de 22 mil livros em diversas escolas do município nos últimos dois anos, com a previsão de inaugurar mais 12 bibliotecas neste ano. “Essas são algumas das razões pelas quais proponho tal projeto, na certeza de que o Dia do Leonismo vai ajudar as pessoas a conhecerem muito mais deste trabalho e participar destes lions clubes”, concluiu.