Vereador apresenta projeto para maior fiscalização e controle da qualidade do ar em Itajaí

O porto de Itajaí poderá adotar medidas que auxiliem no controle da emissão de CO2 no ar. Esta, pelo menos, é intenção do vereador Nikolas Reis Moraes dos Santos (PT), que teve indicação neste sentido aprovada na sessão desta terça-feira pelo plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí. A indicação do vereador Nikolas é baseada no projeto “Ar Puro”, desenvolvido pelo estudioso Fábio Campelo.

De acordo com a justificativa apresentada por Níkolas, são os veículos os maiores responsáveis pela poluição atmosférica, especialmente nas cidades de médio e grande porte. “Itajaí abriga um dos maiores portos de movimentação cargueira do Brasil, o que ocasiona um grande fluxo de veículos pesados nas vias urbanas do município, que liberam para o meio ambiente quantidades de CO2 nunca antes medidas no município”, enfatiza.

O vereador defende a realização de melhorias no controle e fiscalização da emissão de gases dos veículos pesados. “Isso implica em criar uma estrutura de fiscalização técnica dos veículos pesados, fazer valer a legislação vigente que disciplina a emissão de monóxido de carbono no ar, e monitorar constantemente os níveis de CO2 através de equipamentos móveis e fixos”, acentua.

Ao encaminhar o projeto do estudioso Fábio Campelo para uma análise mais aprofundada pela superintendência do porto, o vereador Nikolas Reis salienta que a fiscalização e o controle propostos pelo projeto AR Puro visam, sobretudo, à preservação da saúde. “Por isso é importante garantir a qualidade do ar em nosso município, especialmente nas áreas residenciais de maior tráfego dos veículos pesados que atuam no porto”, concluiu.