Câmara promove Audiência Pública para debater critérios para a contratação de ACTs

Atendendo requerimento aprovado pelo vereador João Eduardo Vequi (PT), o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Paulinho Amândio (PDT), está convocando para o dia 30 de abril, a partir das 18h30min, a realização de uma Audiência Pública para discutir os critérios para admissão de professores em Caráter Temporário na Rede Municipal de Ensino. A audiência acontece na sede do legislativo itajaiense, na rua Edmundo Heusi, 48, e pode ser acompanhada por qualquer cidadão interessado no tema.

Ao justificar seu pedido de Audiência, o vereador João Vequi destaca que a contratação de professores em caráter temporário é uma solução emergencial para suprir a ausência de professores do quadro efetivo, afastados por aposentadoria, morte ou outra forte razão. “Nestes casos, a contratação de temporários garante a continuidade das aulas até que se viabilize uma solução definitiva para a ausência do professor em questão”, aponta.

Para o vereador, o que não fica bem claro neste processo é o método adotado para a contratação dos ACTs. “Com a realização desta audiência Pública, pretendemos debater com a sociedade e com o Poder Público, buscando estabelecer critérios que orientem a contratação de professores em caráter temporário”, explica Vequi, ressaltando que, dessa forma, a contratação destes trabalhadores da Educação se torna mais ampla, permitindo aos interessados condições de igualdade ao se candidatarem para atuar nesta área.