Câmara de vereadores terá sessões transmitidas ao vivo pela Internet

A partir desta terça-feira, dia 18 de março, as sessões da Câmara de Vereadores de Itajaí estarão sendo transmitidas ao vivo pela Internet. A medida é uma iniciativa do presidente do legislativo itajaiense, Paulinho Amândio (PDT), e tem como objetivo viabilizar ao cidadão o acompanhamento das ações desenvolvidas pelos vereadores.

A transmissão das sessões já foi realizada com sucesso de forma experimental para o público interno na última quinta-feira e, a partir desta semana, poderá ser acessível ao público. Para tanto, basta o usuário da Internet acessar o site da Câmara na Internet (www.cvi.sc.gov.br), e clicar sobre o link “Transmissão das Sessões”. Outro caminho é digitar direto www.cvi.sc.gov.br/tv.php.

As sessões ordinárias serão transmitidas todas as terças e quintas-feiras, a partir das 17 horas. Fora deste horário, o usuário poderá fazer downloads e assistir as sessões anteriores. O sistema de transmissão foi desenvolvido pela empresa Freegov e é pioneiro na região.

O presidente Paulinho Amândio destaca que a transmissão ao vivo pela Internet é um avanço, a partir do momento em que permite ao cidadão saber o que ocorre dentro do legislativo sem que ele tenha necessidade de sair de sua casa. “As sessões já são transmitidas ao vivo pela TV Itajaí, canal da TV a cabo. Agora, com a Internet, esse acompanhamento poderá ser feito até mesmo por itajaienses que estejam fora do Estado ou do País, mas que quiserem saber o que o seu vereador está fazendo pela sua cidade”, enfatiza.

De acordo com estimativa apresentada à Mesa Diretora da Câmara, nos horários de transmissão das sessões há cerca de 19 mil internautas conectados à Internet em Itajaí, com picos que podem subir para até 30 mil acessos durante o período de duração da sessão. A Câmara de Vereadores manterá no link um contator que registrará o número de internautas que estiverem assistindo à sessão.