Vereador quer inclusão de profissional de educação física no Programa Saúde da Familia

Viabilizar a contratação de profissionais de educação física para atuarem junto às equipes do Programa Saúde da Família (PSF). A medida é defendida pelo vereador João Eduardo Vequi (PT), que protocolou indicação neste sentido endereçada ao prefeito Volnei Morastoni e à Secretária Municipal da Saúde, Rosalie Knoll. Essa é a segunda vez que Vequi volta ao tema, já que indicação semelhante foi aprovada pela Câmara de Vereadores em outubro do ano passado.

Ao justificar sua indicação, Vequi explica que a inclusão do profissional de Educação Física no PSF é defendida pelo Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3/SC), e já foi adotada em outros municípios a exemplo de Florianópolis e Joinville. “Atualmente a prefeitura possui profissionais de educação física trabalhando em projetos específicos, como o Programa Itajaí Ativo. A inclusão deste profissional no PSF, porém, tornaria o trabalho muito mais abrangente, promovendo ações educativas e preventivas junto ao grande público atendido pelo PSF”, acentua o vereador.

Em sua indicação, João Vequi propõe que o profissional de educação física que venha a atuar no PSF seja incumbido de planejar e organizar ações que promovam a prática de atividades físicas com fins educacionais, recreacionais de treinamento e de promoção da saúde. A indicação também sugere que a Prefeitura inclua a contratação destes profissionais ao lançar seu próximo edital de concurso para contratação de novos servidores municipais.