Câmara poderá decretar fim do giz nas escolas na sessão desta terça-feira

O uso de giz e quadro negro nas escolas de Itajaí poderá estar com os dias contados. Na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, dia 12, deverá ser debatido e votado, em segunda discussão, Projeto de Lei da vereadora Dalva Rhenius (DEM), que determina a proibição do uso de giz e quadro negros nas escolas, com a utilização de materiais mais modernos e menos lesivos à saúde.

A proibição do uso do giz já foi aprovada em primeira deliberação pelos vereadores na Sessão realizada em 13 de novembro do ano passado, mas o trâmite do projeto foi prejudicado em virtude das sessões exclusivas para o debate do Orçamento e do recesso do Legislativo. Caso volte a ser aprovada pelos vereadores nesta terça-feira, o Projeto vai para a Sanção do prefeito Volnei Morastoni, determinando o prazo de até 24 meses para que o giz e o quadro negro sejam substituídos por pincel atômico e quadros brancos. “Novas escolas que venham a ser edificadas neste período, já deverão ser equipadas com estes novos materiais”, enfatiza a vereadora.

A substituição do quadro negro e do giz tem origem na melhoria da qualidade de saúde dos professores e dos próprios alunos. “O pó do giz é irritante à pele e às mucosas, podendo causar úlceras várias, problemas crônicos das vias respiratórias e irritação permanente da garganta”, enfatiza Dalva Rhenius.

Ao justificar seu projeto, a vereadora lembra que a medida já foi adotada em diversas cidades brasileiras. “Mesmo em Santa Catarina, já existem exemplos de municípios que adotaram a substituição do giz em detrimento à melhoria da saúde e da qualidade de vida de nossos profissionais de educação e estudantes”, conclui a vereadora.

Posse – O advogado Nelson Abrão de Souza assumiu as funções de Procurador jurídico da Câmara de Vereadores de Itajaí, em substituição à advogada Karla Cristina Sodré de Souza que deixou o cargo para dedicar-se a negócios particulares. Com amplo conhecimento da dinâmica do funcionamento do Legislativo, Nelson Abrão já foi vereador e trabalhava na Procuradoria Geral da Prefeitura Municipal de Itajaí.