Vereador volta a defender a implantação de Academias ao ar livre para comunidade

O vereador João Eduardo Vequi (PT), volta a defender na Câmara Itajaiense a idéia de implantação de academias populares ao ar livre para uso da população nos bairros da cidade. O tema é objeto de indicação protocolada pelo vereador petista e que deve ir para o debate em plenário na próxima sessão legislativa, agendada para a terça-feira, dia 12. Vequi já fez indicação similar aprovada pelos vereadores no mês de julho de 2007, mas que ainda não foi atendida pelo Executivo.

A sugestão do vereador João Vequi é que a prefeitura instale equipamentos de ginásticas em praças públicas da cidade, estimulando a comunidade à prática de atividades físicas. “Itajaí já conta com o programa Itajaí Ativo e os profissionais de Educação Física já contratados para este programa, podem ser utilizados para monitorar a utilização destes equipamentos”, explica.
Recentemente, João Vequi esteve visitando o município de Maringá-PR, onde existe um programa similar. “Lá o programa é desenvolvido em parceria com o Governo Federal e os benefícios para a comunidade são visíveis”, acentua.

O vereador destaca que o programa beneficiaria especialmente o público da terceira idade, assegurando-lhes melhor qualidade de vida. “O contato com atividade física para esse público em particular começa, geralmente, por indicação médica. Por isso, cabe ao Poder Público mudar essa lógica, incentivando as atividades físicas para a prevenção de doenças”, expressa Vequi ao justificar sua indicação.

Além dos benefícios inegáveis à saúde, o vereador também pondera que a implantação destes equipamentos e programas também reflete no desenvolvimento social. “As pessoas que se utilizarem destes equipamentos terão muito mais do que alívio para suas dores e melhores condições de saúde. Elas encontrarão novas amizades e vivenciarão momentos de descontração, pois o horário de exercícios físicos é um momento em que a pessoa reserva o tempo para si, para cuidar de sua beleza, de sua saúde e mesmo para refletir sobre a própria vida”, conclui o vereador.