Presidente encerra a sessão por falta de Quorum depois que oposição abandona plenário

O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Paulinho Amândio (PDT), encerrou antecipadamente a sessão ordinária desta terça-feira por falta de quorum, depois que as bancadas de oposição abandonaram o plenário. Com a medida, todas as matérias na pauta da votação foram automaticamente transferidas para a sessão desta quinta-feira, dia 13.

A sessão de terça-feira transcorria normalmente, até que o vereador João Eduardo Vequi apresentou solicitou inversão de pauta para que fosse votado o requerimento 243/2007, solicitando a apreciação em única discussão e votação o projeto de Lei nº 353/2007, que autoriza a concessão de contribuição financeira à Associação Atlética Banco do Brasil, de origem do Executivo. O vereador oposicionista Carlos Augusto da Rosa (PP) tentou protestar contra o requerimento, o que não é previsto no Regimento Interno, e gerou uma discussão que acabou com a suspensão dos trabalhos pelo período regimental.

Durante o intervalo, os vereadores integrantes do Bloco de Atuação Parlamentar (BAP), decidiram abandonar o plenário. Enquanto o líder do Governo tentava negociar a votação da noite, expirou o tempo do intervalo regimental e, ao reiniciar a sessão, o presidente constatou falta de quorum para deliberações. No momento, estavam no plenário somente os vereadores Paulinho Amândio (PDT), Maurílio Moraes (PDT), João Eduardo Vequi (PT), Elói Camilo da Costa (PMDB) e Márcio Silveira (PMDB).

Paulinho Amândio reconhece que pode haver “atropelo” na pauta, já que o Legislativo aproxima-se do período de recesso. “O parlamento é um local de contraposição de idéias e estamos sujeitos a situações como esta. Resta-nos concentrar esforços agora, para que possamos limpar a pauta antes do recesso”, destacou o presidente do Legislativo. Essa é a segunda vez neste ano que a Sessão Ordinária é suspensa por falta de quórum.