Sessão Solene concede títulos e honrarias a cidadãos que se destacaram na cidade

A Câmara de Vereadores de Itajaí está ultimando detalhes para a realização da Sessão Solene de Outorga de Títulos e Honrarias, que irá homenagear onze pessoas que se destacaram por alguma ação junto à sociedade itajaiense. Decretos Legislativos concedendo os títulos foram aprovados pelo Plenário na sessão de ontem e a sessão solene acontece na próxima quarta-feira, dia 12, a partir das 18 horas, na sede da Câmara de Vereadores, centro da cidade.

A Lei nº 312, de 30 de novembro de 1999, que estabelece normas para a concessão de títulos de cidadania honorária, divide os títulos em duas categorias específicas. A primeira é a de “Cidadão Itajaiense”, destinado à pessoas nascidas fora do município que, reconhecidamente, tenham se destacado pelos seus méritos em prol da humanidade, do País, do Estado e do Município. A segunda é a de “Cidadão Emérito”, uma honraria para pessoas naturais de Itajaí, que tenham prestado relevantes serviços ao município e nele tenham se destacado pela atuação exemplar na vida pública ou particular.

As indicações dos nomes para receberem os títulos e honrarias, foram realizadas por cada um dos vereadores, e avaliados através de uma Comissão nomeada pelo presidente Paulinho Amândio exclusivamente para esse fim. “Indicar um cidadão para receber um título desta ordem é uma responsabilidade muito grande. Afinal, um título honorário dessa magnitude significa o reconhecimento público do município a quem de alguma forma doou-se para a cidade”, avalia o presidente.

Os projetos de Decreto Legislativo concedendo os títulos honoríficos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores na sessão desta quinta-feira, dia 06. Com isso, os itajaienses José Paulino da Silva, o “Quibrilha”, apontado pelo vereador Carlos Augusto da Rosa (PP), e Saul Ayroso da Silva, indicado pelo vereador Clayton Luiz Batschauer (PR), receberão cada um o título de Cidadão Emérito.

Os cidadãos que não são naturais do município e foram indicados para receberem o título de Cidadão Itajaiense foram Aquilino Minela (indicado pelo vereador João Vequi – PT); Dr. Carlos Alberto de Souza Brito (Dalva Rhenius – DEM); Dr. José Newton Menezes Caminha (Maurílio Moraes – PDT); Dr. Lírio Eing (Márcio Antônio Silveira – PMDB); Nereu Tibúrcio Sestrem (Luiz Carlos Pissetti – DEM); Pe. David Antônio Coelho (Elói Camilo da Costa – PMDB); Renato Ribas Pereira (Rogério Nassif Ribas – PP); Rubens Francisco Menon (Paulinho Amândio – PMDB); e Thurbo Braga (Nikolas Reis – PT).

Durante a sessão solene, a comunidade terá conhecimento do que cada um dos indicados fez por merecer o título. Além de ser aberta ao público, a Sessão Solene será transmitida ao vivo pela TV Itajaí (a cabo), detentora do direito de transmissão das sessões legislativas.