LDO estima orçamento do município em R$ 426 milhões para 2008

Apesar da inexpressiva participação do público, a Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na tarde desta terça-feira a Audiência Pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem. Uma inovação do projeto apresentado pelo executivo, foi a divisão dos recursos em oito grandes diretrizes do Governo e não por secretaria como era efetuado até então.

O Projeto de Lei que estabelece as diretrizes orçamentárias para 2008, prevê uma receita estimada em R$ 395 milhões, valor que sobe para R$ 426 milhões e 702 mil, se for considerada a inflação e o PIB estimado para o próximo ano. “Tomamos o cuidado de elaborar um orçamento mais bem elaborado e próximo da realidade, até mesmo porque 2008 será o último ano do atual mandado e o governo não pode deixar dívidas para o exercício subseqüente”, enfatizou Giovane de Bortolli, da Secretaria de Fazenda da Prefeitura.

O diferencial do projeto da LDO deste ano é que o governo não baseou sua estratégia de custeio por secretaria e, sim, por oito grandes programas que envolvem diversos setores do governo. Assim, os recursos do município para o ano que vem serão utilizados no custeio dos programas “Amigo Criança e Adolescente”, “Cidade Saudável”, “Cidade Segura”, “Cidade Solidária”, “Feliz Cidade nos Bairros”, Viver Bem e Saudável”, “Trabalho e Renda com Dignidade”, e “Prefeitura Honesta, Participativa e Eficiente”.

Durante a Audiência, o vereador Nikolas Reis (PT), líder do governo, questionou acerca dos recursos disponíveis no Instituto de Previdência do município. Como resposta, teve conhecimento de que o IPI conta com um caixa de pouco mais R$ 11 milhões, que estão aplicados no mercado financeiro.

A realização da Audiência pública é uma etapa obrigatória na discussão do orçamento do município. Os vereadores têm prazo até a quinta-feira para apresentarem emendas ao projeto da LDO.