Programa “Saúde a Bordo” pretende levar ações preventivas de saúde diretamente a pescadores

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou na sessão desta quinta-feira, dia 06, indicação da vereadora Dalva Rhenus (DEM), solicitando ao Executivo a implantação do projeto “Saúde a Bordo”. O projeto foi desenvolvido pela vereadora em parceria com o presidente da Associação Brasileira de Pescadores de Traineiras (Ampromar), Nilson José de Borba, e tem como objetivo levar aos profissionais da pesca um atendimento de qualidade em saúde em seu próprio local de trabalho, ou seja, a bordo das embarcações.

O projeto “Saúde a Bordo” consiste na transformação de um barco numa policlínica móvel, com atendimento médico, odontológico e psicológico. Este barco percorreria as regiões ribeirinhas, abordando as demais embarcações para realizar atendimento ambulatorial aos tripulantes das embarcações e aos trabalhadores das indústrias pesqueiras estabelecidas às margens dos rios.

Somente em Itajaí, a atividade pesqueira gera 7.600 empregos e 23.700 indiretos. Destes, 3.600 são trabalhadores efetivamente embarcados, que passam longos períodos em alto mar. O projeto “Saúde a Bordo”, pretende levar o atendimento preventivo ou mesmo ambulatorial diretamente no ambiente de trabalho do pescador, promovendo ações que busquem a solução dos problemas de saúde comuns a este profissional, além de orientá-lo e estimulá-lo a adotar hábitos que lhe garantam uma vida saudável.

Dalva Rhenius destaca que a implantação de um programa nestes moldes no sistema de saúde do município trará ganho em qualidade para toda a rede, além de facilitar e incentivar o acesso à prevenção e à saúde a um importante e tradicional setor de nossa economia. “O investimento num projeto desta ordem é mínimo face ao retorno que advém com a economia com a medicina curativa”, conclui a vereadora.