Vereadora quer retomada dos cursos para pescadores junto à Capitania dos Portos

Tentar sensibilizar as autoridades responsáveis pela delegacia da Capitania dos Portos de Santa Catarina em Itajaí no sentido de viabilizar a retomada dos cursos de formação e aperfeiçoamento profissional para pescadores. Requerimento neste sentido foi protocolado pela vereadora Dalva Maria Rhenius (DEM) junto ao Legislativo Itajaiense, e deverá ir a debate em plenário nos próximos dias. O requerimento foi sugerido pelos próprios pescadores, através de “abaixo-assinado” apresentado à vereadora.

Dalva Rhenius explica que os cursos profissionalizantes foram oferecidos pela delegacia da Capitania dos Portos em parceria com o curso de Oceanografia da Univali, no ano de 2003. “Na oportunidade, foram oferecidos cursos de formação de moços de convés (MOC), formação de aquaviários pescadores, formação de pescador profissional especializado (PEP), e curso Básico de Convés (CBCV)”, informa.

Com a realização destes cursos, foi possível aos pescadores profissionais (POP), ascenderem profissionalmente para a categoria de pescadores especializados (PEP). Os alunos que participaram dos cursos foram originários de uma relação de 250 candidatos inscritos junto à própria delegacia da Capitania dos Portos.

Dalva Rhenius acentua que a retomada destes cursos são de vital importância. “Atividades como estas, voltadas à valorização do profissional da pesca e capacitação da mão de obra na produção pesqueira do município e região, produzem resultados positivos para todos os envolvidos: pescadores, organizadores e o próprio município de Itajaí”, conclui a vereadora.