25 de maio será o Dia Municipal de Estímulo à Adoção em Itajaí

A data de 25 de maio deverá figurar no Calendário Oficial do município de Itajaí como o “Dia Municipal de Estímulo à Adoção”. Projeto de Lei neste sentido, de autoria do vereador Márcio da Silveira, foi aprovado em primeira votação na sessão desta quinta-feira da Câmara Municipal. O projeto volta a ser debatido no plenário na sessão da próxima terça-feira e, se novamente aprovado, vai para sanção do prefeito e se tornará lei.

O projeto do vereador Márcio Silveira determina que a Prefeitura Municipal empreenda medidas visando estimular ações de incentivo à adoção e outros procedimentos que levem à reflexão sobre as condições de vida de crianças e adolescentes. A lei ainda autoriza o Poder Público a estabelecer parcerias com entidades governamentais ou não, a fim de fortalecer a legalidade e a agilidade dos processos de adoção.

Márcio explica que o projeto pretende instigar o desejo das famílias que pensam em adotar. “Milhares de crianças que não têm família anseiam e precisam ser adotadas. Dia 25 de maio será o Dia Oficial da Adoção, mas todos os dias deveriam ser lembrados neste sentido”, enfatiza Márcio.

Segundo o vereador, o objetivo principal da criação do Dia da Adoção é incentivar a sua prática como parte do planejamento familiar e estimular a participação dos órgãos de classe e empresários na discussão sobre a situação da criança e do adolescente em Itajaí. “A adoção é uma experiência humana que demanda de todos os envolvidos uma abertura permanente para o debate, para o estudo, para a troca de idéias e de experiência. Queremos contribuir e intervir nesse processo”, destaca.