Vereador sugere maior fiscalização dos órgãos estaduais para caminhões conteineiros de Itajaí

“É preciso chamar à responsabilidade os órgãos estaduais de trânsito no sentido de intervir na segurança com relação aos caminhões transportadores de conteineres que atuam em Itajaí”. A afirmação foi proferida pelo vereador Rogério Nassif Ribas (PP), durante o uso da tribuna no “Grande Expediente” da Sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (dia 21), ao anunciar suas expectativas para a Audiência Pública sobre o selo de inspeção veicular adotado para avaliar os caminhões que realizam este tipo de serviço a ser realizada hoje, dia 22, a partir das 18 horas.

O vereador Rogério Ribas criticou o que apontou como “omissão” das autoridades estaduais de trânsito no que diz respeito à fiscalização de itens de segurança na vistoria dos caminhões que transportam contêineres entre os armazéns e o Porto. “Se os órgãos estaduais, que recolhem as taxas devidas, incluíssem a verificação destes itens de segurança no momento da vistoria dos veículos e fiscalizasse a sua efetiva utilização, não haveria motivos para a implantação deste selo que vem gerando polêmica na cidade”, afirmou.

Ribas enfatizou que o problema com os caminhões transportadores de contêineres já vêm de anos. “Muitas vezes, os motoristas conteineiros são injustamente apontados como culpados pelo caos no nosso trânsito. Mas temos que trabalhar na busca por soluções para este tipo de problema. O que não podemos é deixar que os órgãos competentes se omitam, enquanto que o Município acabe vendo-se obrigado a assumir o ônus pelos problemas oriundos da falta de fiscalização”, concluiu o vereador.