Vereadora quer informações sobre estado de conservação do Mercado Público

Buscar levantar junto aos órgãos responsáveis informações que justifiquem o mau estado de conservação do Centro de Cutura Popular de itajaí, popularmente conhecido como Mercado Público. É com esse objetivo, que a vereadora Dalva Rhenius (DEM), protocolou indicação na Câmara de Vereadores de Itajaí, requisitando da Fundação Cultural de Itajaí, do Conselho Municipal de Cultura e do Corpo de Bombeiros, relatório quanto às condições em que se encontra o prédio e as instalações do Centro de Cultura Popular.

Dalva Rhenius justifica sua indicação na defesa da segurança dos visitantes e freqüentadores do Centro de Cultura Popular, bem como dos comerciantes que se utilizam daquele prédio. “Além de averiguar a aparência externa, temos que nos certificar do real estado da estrutura interna da referida construção, que é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Itajaí”, enfatiza.

A vereadora lembra que a Lei nº 3.190/97, que criou o Centro de Cultura Popular, determina que o município destine anualmente verba orçamentária para o apoio às atividades e manutenção do Centro. “Daí, é de se estranhar sua má conservação nos quesitos da pintura externa e interna; calçadas; postes de iluminação, onde alguns foram retirados e não substituídos; falta de revisão na parte elétrica; partes de madeira que precisam ser restauradas; e até o chafariz central que está em estado de abandono”, acentua.

Além destes itens de conservação, a vereadora apresenta também uma série de questionamentos sobre a segurança disponibilizada aos freqüentadores do prédio. Entre os principais problemas, Dalva aponta a pouca quantidade e disponibilidade de extintores de incêndio e o fato de que o restaurante Mercado Velho mantém engradados de bebidas pelos corredores enquanto deveria ter local apropriado para armazenar o produto. “Só para se ter uma idéia, os botijões de gás estão misturados às diversas mercadorias, sem uma proteção de grade ideal para que estranhos não tenham acesso aos registros do mesmos, de forma que foge aos padrões de segurança exigidos”, conclui a vereadora.

A indicação da vereadora já está na pauta das sessões do Legislativo itajaiense. Contudo, como Dalva Rhenius está ausente da Câmara em virtude de estar participando de um curso de capacitação fora da cidade, o tema deverá ir para debate em plenário só a partir da próxima semana.