Audiência Pública vai debater selo de inspeção veicular para transportadores de contêineres

Motoristas e suas entidades representativas, autoridades ligadas ao Porto, à Prefeitura e ao Codetran, deverão comparecer à Câmara de Vereadores de Itajaí nesta quarta-feira, dia 22, para debater assuntos relacionados ao selo de inspeção veicular adotado pelo município para o transporte de cargas conteinerizadas entre os terminais e o porto. A realização de uma Audiência Pública para discutir este tema, proposta pelo presidente da Câmara, Paulino Amândio (PMDB), foi aprovada pelo plenário na semana passada e agendada em caráter de urgência para a quarta-feira.

Ao justificar o seu pedido de realização da Audiência Pública, Paulinho Amândio destacou que tem sido constante na imprensa local a discussão acerca do transporte de cargas conteinerizadas, especialmente com relação ao selo de inspeção veicular adotado pelo município. “A inspeção dos caminhões é fruto de um acordo entre a superintendência do Porto, do governo municipal e dos próprios caminhoneiros, através dos sindicatos da categoria”, acentua.

O selo veicular busca a segurança no trânsito na cidade, com a diminuição de riscos de acidentes causados por falha mecânica e a valorização dos profissionais envolvidos. “Recentemente, foram veiculadas denúncias de que o Sindicato dos Condutos Autônomos de Veículos Rodoviários e Transportes de Itajaí (SCA), estaria emitindo selos não autorizados pela Prefeitura, o que deve ser seriamente averiguado”, destaca Paulinho Amândio.

Para dirimir esta e outras questões, o Legislativo Itajaiense estará recebendo nesta quarta-feira as categorias interessadas, numa tentativa de eliminar qualquer impasse decorrente do assunto. “Acreditamos que toda a medida que venha a melhorar a segurança no trânsito seja sempre bem-vinda, de forma que apostamos na solução das divergências para garantir melhor qualidade de vida ao nosso cidadão”, conclui o presidente do Legislativo.