Projeto de Lei pretende instituir o “Dia Municipal sem Carro” em Itajaí

Promover um movimento de caráter educativo, levando o cidadão a refletir sobre a dependência do automóvel e propor alternativas de locomoção, como o transporte coletivo de qualidade e uso de meios não motorizados de transporte. Esta é a proposta do projeto de lei do vereador Maurílio Moraes (PDT) que pretende instituir em Itajaí o “Dia Municipal sem Carro”. O projeto foi aprovado em primeira votação na sessão desta terça-feira, dia 14, e antes de ter valor legal deverá voltar para debate em segunda discussão na sessão desta quinta-feira, dia 16.

Maurílio explica que a primeira experiência sobre “um dia sem carro” foi realizada em 22 de setembro de 1998, com a adesão de 35 cidades francesas e que se estendeu pra toda a União Européia. No Brasil, o movimento começou em 2001 e, em 2005, o município de São Paulo aderiu ao movimento “Dia Mundial Sem Carro”, evento realizado anualmente no dia 22 de setembro, dia do Pedestre.

O projeto de Lei do vereador Maurílio prevê que a adesão do cidadão ao movimento seja voluntário.  “Trata-se, na verdade, de um movimento por uma reforma urbana e por uma vida de melhor qualidade nas cidades. A idéia principal é levar a população a refletir sobre os problemas causados por um modelo de mobilidade baseado no automóvel, nas possibilidades do uso racional e solidário dos carros e também em alternativas de locomoção”, enfatiza.

A intenção do vereador é estimular o motorista a deixar o seu carro na garagem no dia 22 de setembro. Para tanto, o projeto de Lei prevê que a Prefeitura promova campanhas educativas durante todo o ano, com ênfase ao convite pelo “Dia Municipal Sem Carro”, no período próximo à realização do evento.