Vereador quer criação de “Casas de Apoio” para acompanhamento de adolescentes grávidas

Criar condições para garantir acompanhamento médico, psicológico e social para adolescentes grávidas é o propósito do Projeto de Lei em tramitação pela Câmara de Vereadores de Itajaí. O Projeto, que prevê a criação do programa “Casas de Apoio” em comunidades carentes, é de autoria do vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), foi protocolado na semana passada e está sob avaliação pelas Comissões Permanentes.

Segundo Pissetti, dados do IBGE indicam que a percentagem de adolescentes grávidas aumentou mais de 50% em todo o país e que uma em cada dez estudantes brasileiras, engravida antes dos 15 anos. “Isso é preocupante, pois uma mulher só estaria pronta fisicamente para ser mãe aos dezenove anos. Muitas vezes, essas meninas ficam grávidas e ainda nem pararam de brincar de bonecas”, acentua.

Na opinião do vereador, é importante ampliar a discussão sobre programas preventivos de orientação sexual para os adolescentes, despertando sobre a importância do planejamento familiar. “Quando isso já não é mais possível, torna-se necessário um acompanhamento mais específico para a adolescente que venha a engravidar, especialmente nas regiões mais carentes da cidade”, enfatiza.

A proposta do vereador é de que o programa “Casas de Apoio” permita o acompanhamento de adolescentes grávidas por médicos, psicólogos, assistentes sociais e demais servidores da área da saúde. O Projeto de Lei também autoriza o executivo a promover convênios e parcerias com entidades públicas e privadas, objetivando assegurar o fiel cumprimento do programa.