Câmara de Itajaí institui programa “Vereador Mirim” para estudantes do município

Estudantes de escolas particulares e das redes públicas municipal e estadual de Itajaí, poderão exercer mandatos como “vereadores mirins” na Câmara Municipal, aprimorando seu conhecimento sobre a arte legislativa e sua cidadania. O projeto do Vereador Mirim, de autoria dos vereadores Paulinho Amândio (PMDB) e Luiz Carlos Pissetti (DEM), foi aprovado na sessão desta quinta-feira, pela unanimidade dos demais vereadores. Com a aprovação a primeira “Câmara Mirim” deverá ser eleita nas escolas ainda neste ano.

O Programa “Vereador Mirim” prevê eleições em todas as escolas do município, na primeira semana do mês de novembro, para a escolha de um representante de cada escola. O candidato eleito participará de sorteio em sessão solene da Câmara na última semana de setembro, sendo que os 12 primeiros sorteados serão vereadores titulares, e os demais serão vereadores-mirins suplentes. A posse acontece na primeira quinzena do mês de fevereiro do ano seguinte, com mandato até a última semana do mês de novembro do ano em que foi dada posse aos vereadores mirins, em sessão solene onde os vereadores que deixarem os cargos serão homenageados e receberão diploma.

A câmara de vereadores-mirins vai funcionar dos mesmos moldes em que funciona a Câmara Municipal de Vereadores. Os mirins vão ter que participar de sessões, debater problemas do município ou de sua região e oferecer sugestões. Projetos aprovados pelos vereadores-mirins serão pauta para discussão junto ao Legislativo Municipal.

Segundo o presidente da Câmara, Paulinho Amândio, o projeto vereador mirim é bastante abrangente, porque compromete o estudante com o seu cargo durante um período significativo. “Como vereador mirim, o estudante vai conhecer a rotina do legislativo, debater problemas e soluções e, enfim, viver o dia-a-dia de um vereador, conhecendo das suas responsabilidades e atribuições”, acentua Paulinho, destacando que este programa também vai aproximar o legislativo das escolas e, consequentemente, da própria comunidade.