Vereador defende criação de uma escola que ensine aos jovens a arte de navegar

Estimular crianças e jovens a utilizarem de seu tempo ocioso para aprender a navegar. É com esse objetivo que o vereador João Eduardo Vequi (PT), teve aprovada na sessão desta quinta-feira, dia 05, indicação sugerindo ao prefeito Volnei Morastoni a criação de uma “Escola do Mar” no município. De acordo com Vequi, a escola poderia funcionar na edificação existente ao lado dos molhes de entrada do porto, no Saco da Fazenda.

“Além de aprender a navegar, o aluno da Escola do Mar aprenderia a trabalhar em equipe, entendendo o valor da disciplina e, principalmente, conhecendo e respeitando a natureza”, destacou o vereador na justificativa para a sua indicação. Vequi salienta que “remar” é um treinamento que envolve direção, velocidade e equilíbrio, fruto de uma ação individual ou coletiva, coordenada e solidária. “São ações que se transformam em valores na formação do ser humano”, acentua.

Para João Vequi, que é professor, a Escola do Mar deve ser planejada como um lugar onde as crianças, adolescentes e jovens gostem de ir e de estar. “Educar com liberdade e com justiça, objetivando inclusão social e cidadania, são os grandes desafios do município na criação da Escola do Mar”, conclui o vereador.