Prefeitura terá que divulgar lista de medicamentos à disposição do cidadão

A página oficial da Prefeitura Municipal de Itajaí na Internet terá que, obrigatoriamente, divulgar a listagem de medicamentos disponíveis à comunidade na Secretaria Municipal de Saúde. A medida é decorrente de projeto de Lei de autoria do vereador Clayton Batschauer (PR), aprovada em primeira deliberação na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, dia 12. A proposta vai a segunda votação na sessão desta quinta-feira para, se aprovada, transformar-se em lei.

O vereador Clayton Batschauer defende sua proposta alegando que, de maneira geral, a população desconhece quais os medicamentos que pode obter gratuitamente na Rede Municipal de Saúde, nem os procedimentos necessários para adquiri-los. “Por esse motivo, o projeto determina que a relação dos medicamentos disponíveis seja atualizada diariamente, contendo todas as informações necessárias para que o cidadão possa ter acesso a estes remédios”, enfatiza.

Outro benefício que pode advir da divulgação da listagem é um melhor acompanhamento por parte do cidadão. “Sabendo com exatidão quando e como pode obter o medicamento que necessita, o cidadão poderá programar-se para obter o que necessita, evitando despesas desnecessárias e preservando seu orçamento familiar”, conclui Clayton Batschauer.