Pacientes poderão acompanhar listagem de inscrição para cirurgias seletivas

Pacientes que aguardam a realização de cirurgias seletivas no município de Itajaí poderão acompanhar o andamento da sua inscrição para submeterem-se à intervenção. A medida pode ser adotada com a aprovação de projeto de Lei de autoria do vereador Laudelino Lamim (PMDB), que está tramitando na Câmara Municipal de Vereadores. A proposta é que a lista de espera para cirurgias seletivas na cidade seja divulgada e atualizada constantemente através do site oficial da Prefeitura na Internet.

O projeto apresentado por Lamim propõe que a listagem, divulgada pela Internet, contenha dados como a forma de registro da inscrição dos pacientes, data, local e discriminação da cirurgia, bem como do médico responsável pela intervenção. Além disso, deverão ser disponibilizados aviso do tempo médio previsto para atendimento dos inscritos; relação dos inscritos habilitados para o procedimento cirúrgico e relação dos pacientes já atendidos.

Segundo Laudelino Lamim, atualmente os pacientes não têm como obter facilmente as informações sobre cirurgias seletivas, uma vez que o agendamento e conseqüente acompanhamento é realizado somente pelo setor de controle de avaliação da Secretaria Municipal da Saúde. “O fornecimento de uma listagem de precedência, segundo a ordem de inscrição e, principalmente, a sua divulgação, permitirá maior transparência e objetividade no tratamento dos enfermos, contribuindo sobremaneira para a melhoria do sistema de saúde municipal, de forma democrática e justa”, justifica o vereador.