Vereadora quer inclusão de Itajaí no processo de interiorização das Universidades Federais

A vereadora Dalva Rhenius (DEM), protocolou junto à Câmara de Vereadores requerimento solicitando a inclusão do município de Itajaí no processo de interiorização das universidades federais que está sendo implementado pela União. O tema deverá ir à discussão pelo plenário na sessão da próxima terça-feira, dia 05, e, caso aprovada, vai resultar no envio de ofício ao Ministro da Educação, Fernando Hadad, com cópia ao Secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, solicitando a inclusão de Itajaí neste programa.

A vereadora justifica seu requerimento esclarecendo que, como cidade pólo de uma região que reúne onze municípios do litoral catarinense, Itajaí figura como epicentro de uma população estimada em cerca de 500 mil habitantes. “Apesar de todo esse contingente populacional, não existe nenhuma universidade federal em nossa circunscrição”, acentua.

Dalva destaca que permitir o ensino superior gratuito interiorizando diversos cursos universitários, é uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PED). “Já que há em nossa região demanda mais do que suficiente de alunos que só contam com universidades pagas, acredito que Itajaí possa ser incluída nos estudos referentes às cidades-sede das novas instituições federais de ensino superior previstas para o Estado”, conclui Dalva.