Treinamento deve melhorar relação entre profissionais e usuários do transporte coletivo

Um programa permanente de treinamento e capacitação poderá melhorar a relação entre motoristas, cobradores e fiscais de empresas de ônibus com os passageiros idosos e deficientes físicos. A medida é decorrente de um projeto de Lei de autoria do vereador Márcio Antônio Silveira (PMDB), que está tramitando na Câmara de Vereadores de Itajaí. Se aprovada, a lei determina a realização de, no mínimo, um curso por ano para cada funcionário das empresas de transporte coletivo.

Márcio Silveira destaca que o projeto de lei de sua autoria tem como objetivo assegurar um tratamento diferenciado aos idosos e portadores de necessidades especiais no transporte coletivo. “O projeto também traz benefícios aos trabalhadores, possibilitando-lhes meios de aperfeiçoamento profissional que buscam tornar suas atividades mais gratificantes e eficientes”, justifica.

O projeto de Lei estipula que o programa estipule um curso de treinamento inicial aplicado no momento de admissão do funcionário pela empresa e também a realização de, pelo menos, um curso de aperfeiçoamento por ano. A empresa que não cumprir a determinação poderá ser multada em meio salário mínimo para cada funcionário que não for submetido ao Programa.

Márcio Silveira afirma que o desgaste físico e psicológico dos trabalhadores no sistema de transporte coletivo é grande e compreensível. “Cabe ao Poder Público e às empresas que exploram tal atividade estabelecerem meios que possam reduzir tal efeito”, adianta o vereador, ressaltando que a implantação e o devido cumprimento da proposta vai implicar numa melhoria significativa na relação entre os profissionais do setor e os usuários.