Rede de Saúde poderá ter monitoramento permanente por pesquisa de opinião

Uma pesquisa de opinião poderá resultar em avaliação permanente do funcionamento de hospitais e postos de saúde da rede pública em Itajaí. A medida é uma proposição do vereador Márcio Antônio Silveira (PMDB), que começa a ser debatida pelo legislativo itajaiense.

De acordo com o Projeto de Lei 104/2007, a Secretaria Municipal da Saúde deverá disponibilizar a todas as unidades de saúde da cidade um formulário e uma urna lacrada, para que seja avaliado o funcionamento desta unidade. O formulário deverá conter indagações sobre a qualidade de atendimento prestado pelos profissionais da área de saúde e do apoio administrativo, a higiene das instalações, as condições físicas das unidades e o tempo de espera dos pacientes para atendimento. A proposta prevê, ainda, que estes formulários sejam recolhidos mensalmente e que o resultado dessa pesquisa seja encaminhado para a Câmara de Vereadores, além de ser disponibilizada a quem quiser obter tais informações.

O vereador Márcio Silveira explica que a saúde é destacada pela Constituição Brasileira como um dos direitos e garantias fundamentais do cidadão, e que deve ser assegurada pelo Poder Público de forma plena e eficiente. “O objetivo central de nossa proposição é, justamente, obter uma forma direta de avaliação dos serviços prestados nos hospitais e postos de Saúde, com o intuito de verificar os pontos deficitários do serviço e buscar soluções”, afirma.

Para Márcio, a pesquisa também é um instrumento que assegura ao cidadão seu direito de exigir melhorias na qualidade dos serviços. “É uma forma do paciente expressar sua opinião sobre a qualidade dos serviços tendo, assim, como cobrar do Executivo medidas que garantam a melhoria constante das nossas unidades de saúde”, conclui.